
Cidade
Tradição centenária, Festa do Bom Jesus dos Navegantes reúne fiéis em Salvador
Celebração centenária reúne missas, procissões terrestres e marítimas entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro na capital baiana

Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador
Com mais de 200 anos de tradição, Salvador realiza a festa em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem, organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e pela Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Neste ano, o evento tem como tema “Com o Bom Jesus dos Navegantes e a Mãe da Boa Viagem, sejamos construtores de paz, família unida e Igreja missionária”.
Devido às obras na Igreja Matriz, o tríduo preparatório acontece de 28 a 30 de dezembro, sempre às 19h, no Santuário São José, na Rua da Imperatriz, na Baixa do Bonfim. As celebrações antecedem os principais momentos da festa, que marcam a passagem de um ano para o outro.
O ponto alto ocorre nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. No último dia do ano, às 9h, a Galeota Gratidão do Povo será colocada no mar. Às 14h, uma procissão terrestre levará as imagens até a Praça da Boa Viagem, onde, às 15h30, será celebrada a Missa de Embarque, presidida pelo cardeal Dom Sergio da Rocha. Em seguida, por volta das 16h, tem início a tradicional procissão marítima até a Basílica da Conceição da Praia.
No dia 1º de janeiro, a Missa Solene acontece às 8h, na Basílica da Conceição da Praia. Depois, uma nova procissão terrestre e marítima percorre pontos da Baía de Todos-os-Santos. O encerramento está previsto para o início da tarde, com o reencontro das imagens na Ponta do Humaitá e a procissão final até o Largo da Boa Viagem.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

