Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Passagem de ônibus de Salvador deve ter novos reajustes, diz Bruno Reis

Cidade

Passagem de ônibus de Salvador deve ter novos reajustes, diz Bruno Reis

Prefeito afirma que aumentos seguem contrato de concessão e destaca manutenção do subsídio municipal

Passagem de ônibus de Salvador deve ter novos reajustes, diz Bruno Reis

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 30 de dezembro de 2025 às 07:44

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que a passagem de ônibus na capital deve passar por novos reajustes nos próximos anos. Segundo ele, a atualização é prevista em contrato e segue uma fórmula jurídica que considera, entre outros fatores, o custo do diesel e o período de correção da concessão.

“Existe um contrato de concessão que regulamenta. É uma fórmula paramétrica que analisa e pesa o período, analisa a correção do diesel e estabelece esse reajuste”, afirmou em entrevista coletiva durante o Festival Virada Salvador nesta segunda-feira (29).

Em entrevista coletiva durante o Festival Virada Salvador, nesta segunda-feira (29), o prefeito explicou como funciona o subsídio. “A tarifa lá na porta é R$ 5,60, que é a tarifa pública. Só que a tarifa técnica que custeia o sistema é R$ 6,19. Isso significa o quê? Que cada passageiro transportado da prefeitura está pagando 59 centavos [...]. Aí você pega 14 milhões de passageiros, multiplica por 59 [centavos], multiplica por 12, você vai ver qual é a conta da prefeitura”. ”, afirmou.

Bruno Reis destacou que esse modelo de subsídio deve continuar, inclusive em 2026, para manter o equilíbrio financeiro do sistema. Ele comparou o reajuste ao de outros contratos municipais, como o da limpeza urbana. “Quando vence, completa o seu aniversário, tem que dar o reajuste do período”, afirmou.