
Cidade
Rede estadual abre matrículas nesta segunda-feira; confira grupos prioritários e cronograma
Inscrições começam com prioridade para Pessoas com Deficiência (PCDs) e seguem até 20 de janeiro, exclusivamente pela internet

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
A rede estadual de ensino da Bahia inicia, nesta segunda-feira (12), o período de matrícula para novos estudantes. O processo será realizado exclusivamente on-line, por meio da plataforma ba.gov.br, e seguirá um cronograma escalonado até o dia 20 de janeiro. Nesta primeira etapa, terão prioridade as Pessoas com Deficiência (PCDs).
Segundo a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a expectativa é de que cerca de 800 mil estudantes estejam matriculados neste ano letivo, considerando o ensino regular, a educação profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretária da Educação, Rowenna Brito, explica que a renovação de matrícula dos alunos veteranos ocorreu ainda em novembro, abrindo agora o processo para estudantes que não integram a rede estadual.
A partir desta terça-feira (13), estudantes com matrícula ativa poderão solicitar transferência entre unidades escolares. Entre os dias 14 e 16 de janeiro, o atendimento será direcionado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal, cujas escolas não ofertem a série seguinte. Já nos dias 19 e 20 de janeiro, será a vez dos novos estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional.
De acordo com a SEC, o escalonamento das matrículas foi adotado para organizar a demanda e evitar instabilidades no sistema. Para este ano, a rede estadual vai ofertar 100 mil novas vagas em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Subsequente (PROSSUB) e da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EjaEPTBahia). Ao todo, são 91 cursos distribuídos em 591 unidades escolares em todo o estado.
Serviço – Matrícula na rede estadual da Bahia
Cronograma
- 12 de janeiro – Matrícula prioritária para Pessoas com Deficiência (PCDs)
- 13 de janeiro – Transferência de estudantes com matrícula ativa
- 14 a 16 de janeiro – Alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal (quando não houver oferta da série seguinte)
- 19 e 20 de janeiro – Novos estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional
Como se matricular
- Acesse o site ou aplicativo ba.gov.br (Android e iOS)
- Faça login ou crie um cadastro
- Busque pelo serviço “Matrícula Escolar”
- Preencha os dados do estudante (nome completo, data de nascimento e CPF)
- Escolha o município e a unidade escolar, conforme disponibilidade de vagas
- Conclua a solicitação e salve o protocolo gerado, que comprova a matrícula
Documentos
- Documento de identificação do estudante (CPF)
- Dados pessoais básicos (nome completo e data de nascimento)
- Documentação complementar poderá ser solicitada posteriormente pela unidade escolar
Canais de atendimento
- 0800 071 5353
- 4020-5353
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

