
Cidade
Polícia cumpre mandados no Horto e no Corredor da Vitória em nova fase da Operação Overclean
Ação da Polícia Federal tem como alvo endereços de alto padrão e investiga desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro

Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma nova etapa da Operação Overclean, cumprindo mandados de busca e apreensão em imóveis de alto padrão em Salvador. A ação alcançou um edifício de luxo no Corredor da Vitória, na região do Largo da Vitória, onde está localizada a Mansão Wildberger.
Outros endereços nos bairros do Horto Florestal e Vasco da Gama também foram alvo da operação. De acordo com a PF, a 9ª fase da Operação Overclean tem como foco desarticular um grupo criminoso suspeito de desviar recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, além de envolvimento em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Bahia e no Distrito Federal, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial também autorizou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de impedir a movimentação de valores de origem ilícita e assegurar eventual ressarcimento aos cofres públicos.
Ainda segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. A ofensiva conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB).
Deflagrada em dezembro de 2024, a Operação Overclean apura irregularidades em licitações e esquemas de desvio de verbas públicas em diferentes estados. Nas fases anteriores, a operação resultou em prisões, apreensão de documentos e bloqueio de recursos financeiros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

