Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Projeto Mar Sem Barreiras leva acessibilidade e contato com o mar para pessoas com deficiência

Cidade

Projeto Mar Sem Barreiras leva acessibilidade e contato com o mar para pessoas com deficiência

De acordo com o representante da Salvamar o projeto vai percorrer diferentes pontos da cidade

Projeto Mar Sem Barreiras leva acessibilidade e contato com o mar para pessoas com deficiência

Foto: Marcelle Bittencourt/Metropress

Por: Metro1 no dia 23 de janeiro de 2026 às 09:14

Atualizado: no dia 23 de janeiro de 2026 às 09:35

A Prefeitura de Salvador realiza, nesta sexta-feira (23), a primeira edição do projeto Mar Sem Barreiras, iniciativa que garante o direito ao lazer, à inclusão e ao contato com a natureza para pessoas com deficiência. A ação acontece das 8h às 12h, no Porto da Barra, com estrutura adaptada e acompanhamento especializado.

Além do banho de mar assistido, o projeto disponibiliza materiais esportivos adaptados, como pranchas de surf, stand-up paddle e flutuadores, promovendo bem-estar físico, emocional e social aos participantes.

Para Lucila Oliveira, mãe de um dos participantes, o projeto é uma forma de distração muito importante. "É a nossa primeira vez no projeto, e esse momento é muito bom. É um momento que a gente se distrai, porque muitas vezes só consigo levar ele pro tratamento", disse. 

Banho de mar com segurança

Em entrevista à Rádio Metropole, o secretário da Semop, Décio Martins, destacou que a iniciativa busca oferecer uma experiência com segurança. “Grande parte dessas pessoas não tem a oportunidade de vir à praia para tomar um banho de mar com segurança. Aqui, elas podem curtir o verão com toda dignidade e proteção”, completou. Para Paula Pitanga, coordenadora do SSA Inclusão, o projeto será desenvolvido todas as sextas-feiras. "Vamos desenvolver o projeto às sextas-feiras, em praias itinerantes da cidade de Salvador”, explicou.

Demanda antiga

O representante da Salvamar, Kailani Dantas, destacou que a ação atende a uma demanda antiga. “Desde a criação da Salvamar, sempre fomos procurados por pessoas com deficiência e idosos que queriam tomar um banho de mar assistido. Pensamos: por que não criar algo estruturado, em dias específicos, para ajudar essas pessoas?”, relatou. De acordo com ele, o projeto vai percorrer diferentes pontos da cidade. “Vamos montar a estrutura de acordo com as demandas e passar por praias como São Tomé de Paripe, Boa Viagem, Ribeira, entre outras, onde ainda não havia esse tipo de ação”, afirmou. 

Inscrições para próxima edição

As inscrições para a próxima edição, que acontece na sexta-feira (30), na Praia da Preguiça (Comércio), terão o link divulgado a partir desta sexta (23) no site da Semop, no endereço ordempublica.salvador.ba.gov.br.