
Cidade
Salvador: Apenas uma praia da capital baiana é considerada própria para banho, aponta Inema
Único local que oferece segurança para banhistas é a praia de Cantagalo, localizada na Cidade Baixa

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Em pleno verão baiano, que atrai turistas de diferentes regiões do mundo, apenas uma praia de Salvador é considerada própria para banho, segundo informações do boletim de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgado na última sexta-feira (23).
O local que oferece segurança para os banhistas é apenas a praia de Cantagalo, localizada na Cidade Baixa de Salvador. Os demais pontos monitorados, segundo o levantamento, oferecem risco à saúde por apresentarem índices fora dos padrões ambientais estabelecidos, sendo que a principal causa é a contaminação por esgoto e outros poluentes — situação que tende a se intensificar durante os períodos de chuva, quando há um maior transporte de detritos para o mar.
Embora a maioria das praias esteja classificada como imprópria para banho, esses locais são frequentados por moradores e turistas, a exemplo das praias de Boa Viagem, Piatã, Stella Maris e Porto da Barra, que seguem recebendo uma quantidade significativa de banhistas.
Para reduzir o risco de doenças relacionadas ao contato com água contaminada, a recomendação do Inema é que a população evite o banho de mar nos trechos classificados como impróprios, principalmente após chuvas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

