Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Guarda Municipal é flagrada em ação violenta contra pessoas em situação de rua em Salvador

Cidade

Guarda Municipal é flagrada em ação violenta contra pessoas em situação de rua em Salvador

Abordagem em Salvador teve empurrões, disparos, uso de taser e terminou com mulher ferida no HGE

Guarda Municipal é flagrada em ação violenta contra pessoas em situação de rua em Salvador

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2026 às 17:48

Atualizado: no dia 27 de janeiro de 2026 às 17:58

Agentes da Guarda Municipal foram flagrados agredindo pessoas em situação de rua com cassetetes nesta terça-feira (27), na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. Videos feitos por um cinegrafista da TV Bahia registraram o momento.

As imagens mostram o momento em que os guardas tentam remover pessoas que estavam no local. Durante a intervenção, uma mulher se aproxima de um dos agentes e é empurrada. Em seguida, ela resiste a ser levada para a viatura.

Ainda conforme o vídeo, três guardas participam da contenção da mulher. Um dos agentes aponta uma arma em direção a outras pessoas que tentaram se aproximar para impedir que ela fosse detida. Um dos guardas efetua dois disparos, enquanto outro faz uso de um dispositivo de condução elétrica.

Outro homem, que se aproximou com as mãos erguidas, também foi alvo de um disparo. Na sequência, a mulher, ainda resistindo à condução, é colocada na viatura sob empurrões, golpes e chutes.

A mulher foi socorrida e levada ao Hospital Geral do Estado (HGE), com sangramento no rosto, onde recebeu atendimento médico e teve alta. Em seguida, ela foi encaminhada à Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada.

Em nota, a Guarda Municipal informou que prestou apoio operacional à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) em uma ação de abordagem social e ordenamento sob o viaduto da Vasco da Gama. Segundo a instituição, a intervenção tinha como finalidade o recolhimento de equipamentos utilizados de forma irregular na via pública.

A corporação afirmou ainda que os servidores da Sempre foram alvo de hostilidade por parte das pessoas em situação de rua durante a ação.

Confira o vídeo: