
Cidade
Nova Av. Orlando Gomes e viaduto de integração são inaugurados em Salvador
Com o evento "Viva Bahia, um Dia de Lazer", a nova Avenida Orlando Gomes e o viaduto de integração com a Avenida 29 de Março, foram inaugurados neste domingo (5), em Salvador. A ação, que começou por volta das 8h, contou com a participação do governador Rui Costa (PT). Diversas atividades artísticas, esportivas e de lazer serão realizadas ao longo do dia para as comunidades do entorno. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Secom
Com o evento "Viva Bahia, um Dia de Lazer", a nova Avenida Orlando Gomes e o viaduto de integração com a Avenida 29 de Março, foram inaugurados neste domingo (5), em Salvador. A ação, que começou por volta das 8h, contou com a participação de Rui Costa (PT). Diversas atividades artísticas, esportivas e de lazer ainda serão realizadas ao longo do dia para a população.
Durante o evento, o governador destacou quais serão os próximos passos para mudar a mobilidade urbana da cidade. "Essa é a primeira etapa de um plano que, junto com a avenida 29 de Março, vai ligar a Orla Atlântica até o Subúrbio Ferroviário, passando por quatro estações de metrô. Estamos integrando as diferentes áreas da cidade e vamos completar esse plano com o VLT do Subúrbio. Com muito orgulho, como baiano que sou, sei que a capital terá o melhor plano de mobilidade do País. Portanto, nós podemos ter orgulho da infraestrutura que estamos construindo na primeira capital do País e que será a melhor em integração nos próximos anos", afirmou Rui.
De acordo com informações do Governo do Estado, a região recebeu um investimento de R$ 160 milhões. A avenida será totalmente liberada para o tráfego de veículos na manhã da próxima segunda-feira (6), após a desmontagem das estruturas do evento.
Intervenções
Os 3,5 quilômetros da Avenida Orlando Gomes, que ligam a orla de Piatã à avenida Paralela, foram duplicados e passam a ter três faixas em cada sentido, uma delas preferencial para transporte público. Para dar mais fluidez ao trânsito foi necessária a construção de uma ponte e dois viadutos.
As calçadas, além de ficarem mais largas, ganharam piso tátil, o que permite a locomoção e segurança de pessoas com necessidades especiais. Já a ciclovia ao longo de toda extensão da avenida permite o trânsito livre dos ciclistas durante todo o dia. Intervenções de paisagismo no canteiro central, iluminação, sinalização vertical e horizontal também fazem parte das melhorias da nova via.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.