
Cidade
Projeto de soluções urbanas da ONU beneficia cerca de 4 mil trabalhadores em Ilha da Maré

Foto: Nilton Sousa/prefeitura de salvador
A Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o governo brasileiro, realizou um projeto de desenvolvimento sustentável que beneficiou cerca de 4 mil trabalhadores em 12 comunidades na Ilha da Maré, um bairro que se estende por uma das ilhas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Seis das 12 comunidades são reconhecidas como quilombolas.
O projeto é chamado de Planos de Bairro e foi capitaneado pela prefeitura de Salvador. Ele buscou a integração de líderes comunitários, poder público, universidades e organizações locais em um processo de diagnóstico e planejamento. A iniciativa propôs soluções para o desenvolvimento da região e combater as desigualdades socias.
Esta ação no território baiano, é um dos 16 projetos dessa parceira entre o governo e a ONU. Outra iniciativa selecionada é desenvolvida no Recife e representa uma solução baseada na natureza, trata-se dos Jardins Filtrantes no Parque do Caiara. A ideia é que os projetos inspirem outros países em desenvolvimento, o chamado Sul Global.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

