
Cidade
Centro de Controle de Zoonoses trabalha no combate à ratos em Salvador
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com as atenções voltadas para os jogos olímpicos em Salvador, em agosto, e com isso, está intensificando os trabalhos de prevenção e controle da leptospirose na capital [Leia mais...]

Foto: Tiago Barros/ Agecom
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com as atenções voltadas para os jogos olímpicos em Salvador, em agosto, e com isso, está intensificando os trabalhos de prevenção e controle da leptospirose na capital. O serviço de desratização já foi realizado no Dique do Tororó, Pelourinho, praças, praias, parte da Península Itapagipana, Comércio, estádios e seus entornos. Esta semana os agentes de zoonoses deram continuidade ao serviço na Cidade Baixa, do Largo de Roma até Feira de São Joaquim.
Com o objetivo de previnir e controlar as doenças transmitidas por esses animais, sendo a principal a leptospirose, o serviço é realizado através do controle químico (desratização) e ações de educação com a população sob risco. As intervenções são realizadas em cada local, em três ações e com intervalo de sete dias.
Sendo a capital baiana a responsável por sediar dez jogos das Olimpíadas de 2016, e nesse caso, por se tratar de medidas preventivas em áreas de grande circulação, serão feitas duas ações em pontos estratégicos de Salvador, até julho, período que antecede as olimpíadas.
Para o agente de combate a endemias, Paulo Roberto Souza, “a população pode ajudar muito e não apenas tratando do combate a leptospirose, mas também contra outras endemias". "O órgão público faz a parte dela, mas também é necessário a conscientização e a participação efetiva da população. O lixo jogado nas ruas contribui bastante com a proliferação de ratos e insetos causadores da doença”, acrescentou.
Qualquer pessoa pode solicitar a visita do CCZ em seu bairro. Para denúncias ou queixas, o cidadão pode ligar para o telefone do Disque Salvador no 156 ou dirigir-se ao órgão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.