Segunda-feira, 22 de junho de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Justiça condena condomínio por falhas de segurança após feminicídio de jornalista em Salvador

Cidade

Justiça condena condomínio por falhas de segurança após feminicídio de jornalista em Salvador

Desembargadores entenderam que falhas no sistema de segurança do prédio contribuíram para o assassinato de Daniela Bispo dos Santos, em 2017

Justiça condena condomínio por falhas de segurança após feminicídio de jornalista em Salvador

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 22 de junho de 2026 às 09:36

Atualizado: no dia 22 de junho de 2026 às 09:39

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou o Condomínio Edifício Catabas Empresarial, em Salvador, a indenizar em R$ 250 mil os dois filhos da jornalista Daniela Bispo dos Santos, assassinada pelo ex-namorado nas dependências do prédio, em novembro de 2017. A decisão foi tomada pela Primeira Câmara Cível da Corte no último dia 9 de junho.

Por maioria dos votos, os desembargadores reformaram a sentença de primeira instância e fixaram indenização de R$ 125 mil para cada filho da vítima. O colegiado entendeu que falhas no sistema de segurança do edifício contribuíram para o crime.

Segundo a decisão, o ex-namorado de Daniela entrou no prédio sem apresentar documento ou autorização da vítima. O tribunal também apontou que os interfones estavam inoperantes, o que impedia a confirmação da entrada, e que houve omissão de informações por parte do porteiro quando familiares procuraram pela jornalista.

“Daniela foi morta no 5º andar, uma área desativada, que deveria estar isolada e a câmera de vigilância estava quebrada. Durante o júri, o autor disse que deixou Daniela agonizante. Ou seja, se houvesse vistoria nos andares, ela poderia ter sido salva”, afirmou o advogado da família, Bruno Santana.

Na decisão, os magistrados concluíram que a sequência de falhas caracterizou negligência do condomínio, afastando o argumento de que o crime praticado por um terceiro romperia o nexo de responsabilidade civil.

Daniela Bispo dos Santos foi morta a pedradas pelo ex-namorado, Mateus Viliam Oliveira Alecrim Dourado Araújo, que segue preso. Em nota, o Condomínio Edifício Catabas Empresarial informou que já apresentou recurso contra a decisão e que pretende levar o caso às instâncias superiores caso a condenação seja mantida.