Terça-feira, 23 de junho de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Governo Federal reconhece situação de emergência após contaminação química em São Tomé de Paripe

Cidade

Governo Federal reconhece situação de emergência após contaminação química em São Tomé de Paripe

Decisão da União ocorre dois dias após multa recorde de R$ 50 milhões aplicada pelo Inema à Gerdau pela contaminação em São Tomé de Paripe

Governo Federal reconhece situação de emergência após contaminação química em São Tomé de Paripe

Foto: Jocivaldo Nascimento/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de junho de 2026 às 16:33

Atualizado: no dia 23 de junho de 2026 às 16:39

Dois dias após o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aplicar uma multa de R$ 50 milhões à Gerdau Aços Longos, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Salvador em razão do derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 2.056, publicada na segunda-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU).

A penalidade anunciada pelo Inema no último sábado (21) corresponde ao valor máximo previsto pelo órgão ambiental para esse tipo de infração. A multa foi aplicada no âmbito das investigações sobre a contaminação registrada na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Agora, com o reconhecimento federal, a Prefeitura de Salvador passa a estar apta a solicitar recursos da União para ações de defesa civil. Os pedidos deverão ser encaminhados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados. Caso haja aprovação, uma nova portaria será publicada no Diário Oficial da União autorizando a liberação dos recursos.