Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Israel Bajberg fala de livro sobre judeus nas Forças Armadas Brasileiras

Cidade

Israel Bajberg fala de livro sobre judeus nas Forças Armadas Brasileiras

O engenheiro, professor universitário e escritor, Israel Blajberg foi entrevistado por Mário Kertész durante o Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (27) e comentou o papel dos judeus na Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de falar sobre seu livro, lançado recentemente. [Leia mais...]

Israel Bajberg fala de livro sobre judeus nas Forças Armadas Brasileiras

Foto: Adriana Lorete/ Agência O Globo

Por: Jessica Galvão no dia 27 de junho de 2016 às 18:29

O engenheiro, professor universitário e escritor, Israel Blajberg foi entrevistado por Mário Kertész durante o Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (27) e comentou o papel dos judeus na Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de falar sobre seu livro, lançado recentemente.

"Eu nasci em 45 que foi o ano que terminou a guerra, mas eu sempre me interessei pelo assunto, como brasileiro nato de primeira geração. A gente sempre ouvia história dos pais, e depois eu fiz o CPOR [Centro de Preparação de Oficiais da Reserva] aqui no Rio [de Janeiro], e eu notei que não havia nenhum livro sobre os judeus na Forças Armadas Brasileiras. Você encontra muitos livros sobre pessoas de um determinado batalhão, de uma determinada cidade, sobre alemães, poloneses que serviram na FEB, mas sobre os judeus não havia nada. Então eu lancei há alguns anos o meu primeiro livro que é "Os soldados que vieram de longe", que fala justamente sobre esses cinquenta brasileiros de origens judaicas que participaram na FEB e na defesa do litoral. E ano passado eu lancei meu segundo livro que é "Estrela de David no Cruzeiro do Sul", que é uma memória da presença judaica nas Forças Armadas do Brasil de Cabral ao Haiti, portanto esse livro cobre cinco séculos, e o outro livro cobre apenas a Segunda Guerra Mundial", disse.