Cidade
Seis explosivos são apreendidos durante operação contra pesca ilegal na Baía de Todos-os-Santos

Investigações apontam que ele integrava uma organização criminosa responsável por fraudar benefícios previdenciários e inserir dados falsos nos sistemas do INSS

Foto: Divulgação/INSS
Um homem de 21 anos foi preso temporariamente pela Polícia Federal (PF), na terça-feira (25), suspeito de envolvimento em fraudes contra benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enquanto atuava como estagiário em uma agência do órgão, no bairro de Itapuã, em Salvador.
Segundo as investigações, ele integraria uma organização criminosa responsável por fraudar benefícios previdenciários e inserir dados falsos nos sistemas do INSS. Até o momento, 97 benefícios teriam sido fraudados, com prejuízo estimado em R$ 3,5 milhões.
A investigação durou cerca de quatro meses e começou após a PF identificar movimentações irregulares nos sistemas da agência da Previdência Social em Itapuã. Entre as práticas investigadas está o cadastramento de representantes legais em benefícios previdenciários sem autorização ou conhecimento dos titulares. Com o registro, os representantes poderiam sacar pagamentos mensais e valores retroativos.
A PF também investiga a possibilidade de atuação interestadual da organização criminosa, já que foram identificados representantes legais registrados em diferentes estados brasileiros.
Outro investigado, de 18 anos, foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Ao todo, a operação cumpre dois mandados de busca e apreensão e uma prisão temporária em Salvador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.