Segunda-feira, 16 de maio de 2022

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Novo aplicativo da Transalvador permite denunciar ocorrências no trânsito

É muito comum trafegar por Salvador e encontrar uma série de problemas e infrações. Pensando nisso, a Prefeitura, através da Transalvador, lançou nesta segunda-feira (11) o aplicativo colaborativo Núcleo de Operação Assistida (NOA-Cidadão). Com uma interface simplificada para smartphones, os usuários ganharam acesso a um canal seguro e imediato de comunicação para reportar problemas nas vias da cidade ao órgão. [Leia mais...]

Novo aplicativo da Transalvador permite denunciar ocorrências no trânsito

Foto: Reprodução/NOA

Por: Matheus Simoni no dia 11 de julho de 2016 às 17:07

É muito comum trafegar por Salvador e encontrar uma série de problemas e infrações. Pensando nisso, a Prefeitura, através da Transalvador, lançou nesta segunda-feira (11) o aplicativo colaborativo Núcleo de Operação Assistida (NOA-Cidadão). Com uma interface simplificada para smartphones, os usuários ganharam acesso a um canal seguro e imediato de comunicação para reportar problemas nas vias da cidade ao órgão. Após o download, disponível na Apple Store e no Google Play, o app de apenas 15 MB estará pronto para ser acionado.

O usuário terá que se cadastrar, fornecendo dados básicos como nome completo, endereço, e-mail e senha. A primeira mensagem visualizada é um alerta para que não use o celular enquanto dirige. Na tela principal, ícones para comunicar acidentes, semáforos com defeito, óleo na pista, estacionamento irregular, problemas com sinalização, veículos quebrados na via e outras interferências, como postes e árvores caídos, animais e buracos na via, incêndio, manifestações e pontos de alagamento.

Má conduta ou ausência de guardadores de veículos também podem ser denunciadas. A ocorrência pode ainda ser detalhada por tipo, com endereço, espaço para comentário e possibilidade de envio de foto.

Para o prefeito ACM Neto, tanto o NOA quanto o CittaMobi, aplicativo da Secretaria de Mobilidade que serve para localizar os ônibus na cidade, facilitam o cotidiano dos usuários. "Buscamos trabalhar com o que há mais moderno em tecnologia. Os aplicativos de transporte público já são um grande sucesso em nossa cidade. Mais de 600 mil usuários do CittaMobi estão tendo a sua vida facilitada no dia a dia do transporte público da nossa cidade. Nós lançamos no ano passado o NOA, facilitando a gestão do trânsito e a tomada de decisões com relação ao trânsito na nossa cidade", disse Neto.

O aplicativo também mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente, ligação direta para a ouvidoria Fala Salvador, além de acesso ao Facebook e ao Twitter oficiais da Transalvador. Em caso de trote, o usuário receberá uma mensagem informando o caráter criminoso de sua ação, alertando-o para a possibilidade de ser banido do aplicativo se houver reincidência.

O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, ressaltou que o aplicativo atende a demanda dos usuários da cidade por ter sido concebido com participação do órgão e da população. "Ele não foi comprado de uma prateleira e pronto. Ele foi construído dentro da Transalvador, ouvindo os agentes que tem expertise nos atendimentos e nas ocorrências, mas ouvindo e entendendo um pouco do perfil da cidade. Ele foi totalmente customizado para Salvador", afirmou. O aplicativo está disponível na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS).

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