
Cidade
9 pessoas são resgatadas em condição de trabalho escravo em Salvador
Nove pessoas que trabalhavam em condições análogas às de escravos, em obra de pavimentação e requalificação no Centro Histórico de Salvador, foram encontradas por Auditores Fiscais do Trabalho na tarde da última quarta-feira (17). [Leia mais...]

Foto: Reprodução/ MTEGov
Nove pessoas que trabalhavam em condições análogas às de escravos, em obra de pavimentação e requalificação no Centro Histórico de Salvador, foram encontradas por Auditores Fiscais do Trabalho na tarde da última quarta-feira (17). Os funcionários foram contratados pela empresa SOEBE Construção e Pavimentação e são de cidades do Recôncavo Baiano.
Os Auditores encontraram ausência de registros na carteira de trabalho, atraso no pagamento de salários, falta de descanso semanal e triagem médica. Além disso, não havia instalações sanitárias e local para a realização de refeições, que eram feitas nas calçadas da rua.
As inspeções nos alojamentos - contrução inacabada- revelaram que não havia cama e os funcionários dormiam em colchões no chão, ou improvisando camas com andaimes. Em um dos cômodos não havia janela e ratos eram constantemente encontrados no local.
Após a denúncia feita à Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA) pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia (SINTRACOM), agentes realizaram a inspeção. A empresa foi notificada para regularizar os problemas encontrados e de acordo com o chefe da Fiscalização do Trabalho na Bahia, Marcelo Xavier, a empresa será autuada pelas infrações identificadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.