
Cidade
Alerta para risco de desmoronamento não precisou ser acionado em Salvador
Nas últimas 24 horas choveu boa parte do esperado para todo o mês de agosto. Apesar disso, de acordo com o secretário de Infraestrutura de Salvador, Paulo Fontana, não foi necessário acionar o sistema de alarme que alerta para o perigo de deslizamento nas encostas de Salvador [Leia mais...]

Foto: Tácio Moreira/Metropress
Nas últimas 24 horas choveu em Salvador boa parte do esperado para todo o mês de agosto. Apesar disso, de acordo com o secretário de Infraestrutura de Salvador, Paulo Fontana, não foi necessário acionar o sistema de alarme que alerta para o perigo de deslizamento nas encostas de Salvador.
“De fato, foi uma chuva inesperada que prejudica um pouco as obras. Ontem estivemos aqui até uma e pouca da manhã, quando nós decidimos não acionar o alarme. Embora o índice de pluviosidade de 80 mm tenha sido ultrapassado, em Bom Juá chegou a 112 mm nas 24 horas, o protocolo nos diz que se tiver em 80 mm em 72 horas, você pode acionar a qualquer momento. Mas ao mesmo tempo, ele dá outra condição: deve acionar se tiver acima de 80 mm e se tiver ocorrendo pequenos deslizamentos. Então, nós ligamos para as comunidades e enxergamos, de fato, que não existiam esses pequenos deslizamentos na região. Nós decidimos por não fazer o acionamento”, explicou ao Metro1.
Porém, segundo Fontana, equipes estão observando as áreas de risco. “Hoje nós temos equipes em todas essas áreas verificando se ocorre deslizamento. Se ocorrer e a chuva aumentar, de fato, nós vamos acionar”, disse.
De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Álvaro da Silveira Filho, o sistema de monitoramento recém-inaugurado já vinha com indicativo de chuva. "Foi uma mudança meteorológica com relação a temperatura e vento. Isso que causou o estrago. Foi justamente no horário da volta pra casa", afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.