Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Documentos da Revolta dos Búzios completam 271 anos e serão tombados

Cidade

Documentos da Revolta dos Búzios completam 271 anos e serão tombados

Os documentos da Revolta dos Búzios serão tombados na tarde da próxima terça-feira (30), durante assembleia realizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da secretaria de Cultura (SecultBA) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Esses documentos completam 271 anos e estão no Arquivo Público da Bahia, criado em 1890 e administrado pela Fundação Pedro Calmon (FPC). [Leia mais...]

Documentos da Revolta dos Búzios completam 271 anos e serão tombados

Foto: Ascom/Ipac

Por: Luiza Leão no dia 29 de agosto de 2016 às 15:32

Os documentos da Revolta dos Búzios serão tombados na tarde da próxima terça-feira (30), durante assembleia realizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da secretaria de Cultura (SecultBA) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Esses documentos completam 271 anos e estão no Arquivo Público da Bahia, criado em 1890 e administrado pela Fundação Pedro Calmon (FPC).

A Revolta dos Búzios, também conhecida como Conjuração baiana ou Revolta dos Alfaiates aconteceu entre agosto de 1798 e novembro de 1799 na Bahia. De acordo com historiadores, apesar de ter acontecido em Salvador, a revolta tem abrangência histórico-simbólica nacional. A revolta teve caráter emancipatório com proposta de igualdade e democracia. A bandeira da Bahia tem as cores da bandeira da conjuração devido tamanha importância da revolta.