Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Pesquisa revela que 58% da população brasileira utiliza a internet

Cidade

Pesquisa revela que 58% da população brasileira utiliza a internet

A pesquisa TIC Domicílios 2015 revelou em sua 11ª edição que 58% da população brasileira utiliza a internet, representando 102 milhões de internautas. O estudo divulgado nesta terça-feira (13) é responsável por medir a posse, o uso, o acesso e os hábitos dos brasileiros em relação às tecnologias de informação e de comunicação. Em comparação ao levantamento de 2014, houve um aumento de 5%. [Leia mais...]

Pesquisa revela que 58% da população brasileira utiliza a internet

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Por: Luiza Leão no dia 13 de setembro de 2016 às 14:12

A pesquisa TIC Domicílios 2015 revelou em sua 11ª edição que 58% da população brasileira utiliza a internet, representando 102 milhões de internautas. O estudo divulgado nesta terça-feira (13) é responsável por medir a posse, o uso, o acesso e os hábitos dos brasileiros em relação às tecnologias de informação e de comunicação. Em comparação ao levantamento de 2014, houve um aumento de 5%.

O levantamento apontou que as pessoas de classes sociais mais abastadas usam mais a internet. Dos entrevistados pertencentes à classe A,  95% das pessoas haviam utilizado a rede menos de três meses antes da pesquisa. A proporção diminui para 82% na classe B, 57% para a C, e 28% para as classes D e E.

Entretanto, as classes menos prósperas são as que tiveram maior crescimento proporcional, em relação à pesquisa anterior. As classes D e E aumentaram sete pontos percentuais, passando de 21% para 28%. A classe C subiu três pontos percentuais; a B, dois pontos; e a A caiu um ponto.

A pesquisa foi feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). As entrevistas tiveram abordagem face-a-face em 23.465 domicílios de todo o território nacional, entre novembro de 2015 e junho de 2016.