
Cidade
São Cosme e Damião: terça-feira tem festejos e alteração no trânsito
Os festejos para São Cosme e São Damião seguem nesta terça-feira (27), na capital baiana. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou um missa na Paróquia da Liberdade, que leva o nome dos santos. [Leia mais...]

Foto: Reprodução / G1
Os festejos pelo dia de São Cosme e São Damião seguem nesta terça-feira (27), em muitas casas e igrejas na capital baiana. Para celebrar a memória dos irmãos gêmeos, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou um missa na Paróquia da Liberdade, que leva o nome dos santos.
De acordo com a Arquidiocese, às 17h acontece uma procissão, com saída da Matriz, seguindo até a Liberdade.
Trânsito
O tráfego na rua Lima e Silva, a principal da Liberdade, que fica entre o trecho da Pero Vaz e o largo da Soledade, sofre algumas alterações, entre 13h e 18h30 desta terça. Segundo a Transalvador, para quem costuma trafegar diariamente pelo bairro pode utilizar vias alternativas.
No sentido Centro o caminho pode ser feito pela rua Pero Vaz e depois rua Conde de Porto Alegre, largo do Tamarineiro, rua Saldanha Marinho, largo do Queimado e largo da Soledade.
No sentido oposto, a opção é o largo da Soledade, largo do Queimado, rua Saldanha Marinho, largo do Tamarineiro, rua Conde de Porto Alegre, rua Pero Vaz e rua Lima e Silva.
São Cosme e São Damião
Os irmãos nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eram gêmeos, filhos de família nobre. A mãe, Teodata, ensinou-lhes a fé cristã. Os irmãos foram estudar na Síria, na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, os gêmeos se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes. Os santos não cobravam por seus serviços médicos, por esta razão espalhou-se a ideia de que os gêmeos não gostavam de dinheiro.
No entanto, o 27 de setembro não é comemorado só para os católicos. São Cosme e São Damião, ou Ibejis, são celebrados também no Candomblé. Nesse caso, a tradição do mês é fazer referência aos dois orixás, divindades africanas. Para a religião, eles eram irmãos gêmeos que, em troca de brinquedos e doces e Caruru (comida típica que pode ser acrescida de amendoim ou castanha) para as crianças, resolviam os problemas levados a eles.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.