Governo apresenta parque para desenvolvimento do cacau e chocolate na Bahia
A comemoração dos 60 anos da implantação da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) aconteceu nesta segunda-feira (20) e foi marcada pela apresentação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que vai funcionar dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna. [Leia mais...]
![Governo apresenta parque para desenvolvimento do cacau e chocolate na Bahia [Governo apresenta parque para desenvolvimento do cacau e chocolate na Bahia]](https://www.metro1.com.br/noticias/30888,governo-apresenta-parque-para-desenvolvimento-do-cacau-e-chocolate-na-bahia-3.jpg)
Por Laura Lorenzo no dia 20 de Fevereiro de 2017 ⋅ 17:21
A comemoração dos 60 anos da implantação da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) aconteceu nesta segunda-feira (20) e foi marcada pela apresentação do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que vai funcionar dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na rodovia Ilhéus-Itabuna.
O evento contou com a presença dos secretários estaduais de Agricultura, Vitor Bonfim; Ciência, Tecnologia e Inovação, José Vivaldo Mendonça; do Meio Ambiente, Geraldo Reis; e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.
Articulado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Uesc, o parque terá como foco a criação e inovação da cadeia produtiva do cacau e chocolate no sul da Bahia. Foram três anos de estudos para o desenvolvimento do projeto da unidade. O parque, que tem previsão de receber R$ 6,5 milhões em investimentos até 2019. A primeira estrutura do parque, o Centro de Inovação do Cacau, será inaugurado ainda no mês que vem.
Ceplac
A Ceplac elevou a produção de cacau na Bahia, nas décadas de 1970 e 1980, para 400 mil toneladas por ano. Atualmente, em processo de retomada, a produção é de cerca de 130 mil toneladas/ano e, além das amêndoas, estão sendo feitos investimentos na produção de chocolate que já atingem os mercados nacional e internacional de chocolates finos.