Cidade

Rui vistoria obras emergenciais de abastecimento para Salvador e RMS

O governador Rui Costa vistoriou, nesta segunda-feira (13), as obras que estão sendo realizadas no Lago de Santa Helena pela Embasa. Situada entre os municípios de Dias D’Ávila e Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a obra no lago servirá para garantir a segurança hídrica da capital baiana. [Leia mais...]

[Rui vistoria obras emergenciais de abastecimento para Salvador e RMS]
Foto : Manu Dias/GOVBA

Por Laura Lorenzo no dia 13 de Março de 2017 ⋅ 14:36

O governador Rui Costa vistoriou, nesta segunda-feira (13), as obras que estão sendo realizadas no Lago de Santa Helena pela Embasa. Situada entre os municípios de Dias D’Ávila e Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a obra no lago servirá para garantir a segurança hídrica da capital baiana.

A previsão para o fim do projeto já é para o final desta semana. A obra consiste  na instalação de um sistema de bombeamento para fazer a reversão do lago de Santa Helena para o rio Jacumirim, que abastece a barragem de Joanes II, um dos principais mananciais que abastecem Salvador. Foram investidos  R$ 2,5 milhões na obra.

O sistema de bombeamento é uma medida para resguardar o município, uma vez que a barragem de Joanes II, que faz parte do sistema integrado de abastecimento de água da RMS, está com nível abaixo do esperado para essa época do ano em consequência da estiagem prolongada que atinge a região.

Na ocasião, Rui ainda pediu consciência à população. “Nunca é demais repetir que toda ajuda da população é necessária, reduzindo o consumo de água, reduzindo o desperdício, ou seja, economizar água é a palavra de ordem”. De acordo com dados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Bahia vive a pior seca dos últimos 100 anos. 

Notícias relacionadas

[Ufba fica sem luz após roubo de cabos]
Cidade

Ufba fica sem luz após roubo de cabos

Por Kamille Martinho no dia 18 de Outubro de 2019 ⋅ 14:20 em Cidade

Assessoria da universidade afirma que novo material já está sendo providenciado