Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Palacete das Artes homenageia Eliana Kertész: "Presença suave, bem humorada"

Cidade

Palacete das Artes homenageia Eliana Kertész: "Presença suave, bem humorada"

O Palacete das Artes, equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, homenageou a artista plástica Eliana Kertész, falecida na manhã deste domingo (26), aos 71 anos. [Leia mais...]

Palacete das Artes homenageia Eliana Kertész: "Presença suave, bem humorada"

Foto: Divulgação

Por: Matheus Morais no dia 27 de março de 2017 às 11:39

O Palacete das Artes, equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e à  Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, homenageou a artista plástica Eliana Kertész, falecida na manhã deste domingo (26), aos 71 anos. Em nota, o Palacete diz que Eliana, que expôs suas obras de arte no local , desde dezembro de 2012, é "uma presença suave, serena e bem humorada". Junto com Maria Adair, a artista plástica realizou no Palacete a exposição "As mulheres de Jorge”, em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. 

Leia abaixo a nota do Palacete:

"Os museus expõem e armazenam arte, revelando dos artistas as suas almas, as suas angústias, as suas buscas e encontros. De cada um deles fica, nos museus que recebem as suas obras, uma pequena parte das suas almas que, tal e qual fantasminhas camaradas, passam a residentes vitalícios dessas casas das musas. Alguns imprimem uma certa densidade às suas presenças, outros, entretanto, arrastam as suas correntes com inefável leveza. Exemplo maior dessa leveza é a presença suave, serena e bem humorada de Eliana Kertesz, nossa residente desde dezembro de 2012 quando, juntamente com Maria Adair, prestaram aqui as suas homenagens ao Amado Jorge, com a exposição “As mulheres de Jorge”.

Saudades, amiga. Ainda bem que a teremos sempre conosco. 

Equipe do Palacete das Artes
Equipamento vinculado do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia