Cidade

Centro de Cultura da Câmara passa a se chamar Centro de Cultura Eliana Kertész

Vereadores de Salvador aprovaram nesta segunda-feira (27) a mudança do nome do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O espaço foi batizado como Centro de Cultura Eliana Kertész, em homenagem à artista plástica e ex-vereadora que faleceu no último domingo (26), aos 71 anos. Em entrevista ao Metro1, o vereador Kiki Bispo (PTB) ressaltou a atuação política de Eliana. [Leia mais...]

[Centro de Cultura da Câmara passa a se chamar Centro de Cultura Eliana Kertész]
Foto : Divulgação/CMS

Por Matheus Simoni e Matheus Morais no dia 27 de Março de 2017 ⋅ 15:27

Vereadores de Salvador aprovaram nesta segunda-feira (27) a mudança do nome do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O espaço foi batizado como Centro de Cultura Eliana Kertész, em homenagem à artista plástica e ex-vereadora que faleceu no último domingo (26), aos 71 anos. Em entrevista ao Metro1, o vereador Kiki Bispo (PTB) ressaltou a atuação política de Eliana.

"A Câmara faz um reconhecimento à grande vereadora que foi Eliana Kertész, eleita com mais de 90 mil votos. Desde 1982, além da votação expressiva, ela teve um simbolismo importante para quebrar paradigmas. Foi a primeira eleição direta após a redemocratização. Aquilo embalou o sonho de várias mulheres para que elas pudessem entrar na política. Ela também teve uma atuação destacada no Executivo, à frente da secretaria municipal de Educação e Cultura de Salvador. E, por último, através das artes plásticas, ela levou o nome de Salvador através de suas obras para o Brasil e para o mundo, engrandecendo nossa cidade", disse o vereador. "Nada mais justo que o Centro de Cultura da Câmara ser nomeado com o nome de Eliana Kertész, uma grande baluarte da cultura em nossa cidade", finalizou.

O espaço, inaugurado em junho de 2007 e situado na Praça Municipal, no subsolo lateral do Palácio Thomé de Souza, no Centro, abriga a Biblioteca Vereador Manoel Querino, foyer para recepções e exposições, auditório com capacidade para 145 pessoas, três banheiros, sala de apoio administrativo e quatro salas para cursos e reuniões. 

Notícias relacionadas