Cidade

Monumento ao Cristo será tombado no dia do aniversário de Salvador

O monumento ao Cristo, localizado na Barra, será tombado nesta quarta-feira (29), dia em que comemora o aniversário de Salvador. A cerimônia que oficializa o tombamento da Estátua Jesus, e o morro em que está instalada, acontece às 17h. O ato tem base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014). [Leia mais...]

[Monumento ao Cristo será tombado no dia do aniversário de Salvador]
Foto : Divulgação/ Fundação Gregório de Matos

Por Luiza Leão no dia 28 de Março de 2017 ⋅ 16:11

O monumento ao Cristo, localizado na Barra, será tombado nesta quarta-feira (29), dia em que comemora o aniversário de Salvador. A cerimônia que oficializa o tombamento da Estátua Jesus, e o morro em que está instalada, acontece às 17h. O ato tem base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014).

O principal objetivo da formalização do pedido foi a simbologia que a obra traz, como bênçãos à cidade, fé cristã, proteção e paz. Além disso, o monumento está próximo de completar seu centenário, o que lhe dá ainda mais relevância. Projetado e executado em mármore de Carrara pelo escultor italiano Pasquale de Chirico (1873/1943), na cidade de Gênova, na Itália, o monumento ao cristo foi inaugurado no dia 24 de dezembro de 1920.

Já o tombamento do morro tem relação com o papel de cartão postal que lhe foi dado, um marco de importância urbanística.

Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, trata-se de uma "Referência religiosa, guia e protetor de nossa cidade, o Cristo Salvador ultrapassa a beleza estética do trabalho de Pasquale de Chirico e se transforma numa marca identitária da nossa cidade. Preservar e cuidar é construir um futuro que respeita e se desenha respeitando o passado". A fundação é um órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Salvador.

Notícias relacionadas

[Ônibus voltam a circular no bairro de Santa Cruz]
Cidade

Ônibus voltam a circular no bairro de Santa Cruz

Por Juliana Rodrigues no dia 16 de Agosto de 2019 ⋅ 12:03 em Cidade

Veículos deixaram de entrar na localidade na noite de ontem (15), quando homens armados invadiram uma casa e fizeram moradores reféns por mais de uma hora