Cidade

Em homenagem a Eliana Kertész, Saltur repagina Megapainel das Gordinhas

Com o falecimento da ex-vereadora e artista plástica Eliana Kertész no último domingo (26), a Prefeitura de Salvador decidiu prestar mais uma homenagem à artista que presenteou a Bahia e o mundo com as 'Meninas do Brasil', que ficaram popularmente conhecidas como as 'Gordinhas de Ondina'.

[Em homenagem a Eliana Kertész, Saltur repagina Megapainel das Gordinhas]
Foto : Divulgação

Por Laura Lorenzo no dia 28 de Março de 2017 ⋅ 16:54

Com o falecimento da ex-vereadora e artista plástica Eliana Kertész no último domingo (26), em decorrência de um câncer, a Prefeitura decidiu prestar mais uma homenagem a artista que presenteou a Bahia e o mundo com as 'Meninas do Brasil', que ficaram popularmente conhecidas como as 'Gordinhas de Ondina'. 

Para homenagear a artista plástica, o Mega Painel produzido por ela, durante o Carnaval, será repaginado e continuará exposto por um novo período em Ondina, com a frase: “Eliana Kertész. Para sempre no coração de Salvador”.

Pensada pelo prefeito ACM Neto, a homenagem será realizada pela Saltur, e de acordo com o presidente da empresa, Isaac Edington, a peça simboliza muito bem o trabalho de Eliana. O conjunto de obras, feita por artistas soteropolitanos renomados para o Carnaval, seria retiradas após a festa, mas em homenagem a artista a prefeitura decidiu colocar a nova peça.

"Está proxima, estrategicamente colocada proxima às gordinhas. Nós estamos realizando essa repaginação da peça, e fazer essa homenagem. Os novos dizeres vão ser instalados na peça: 'Eliana Kertész. Para sempre no coração de Salvador', que eu acho que é a pura realidade. O trabalho de Eliana extrapola as artes, a paixão que ela tinha por essa cidade, a paixão que ela tinha pelo trabalho dela. E para nós foi um privilégio poder contar com essas peças durante o Carnaval. Essa é outra homenagem muito especial que a gente faz, a essa grande figura, essa grande pessoa, essa grande artista plástica aqui da nossa cidade. Durante mais um periodo homenageando Eliana Kertész em nome de todos os soteropolitanos".

Ainda de acordo com Edington a peça já deve estar pronta nesta quinta-feira (30). "Tudo indica que essa peça seja finalizada na quinta. Vamos ver o tempo. É uma peça provisória, mas o tempo que a gente puder fazer essa homenagem vai ficar instalada, e todos nós quando passarmos por lá vamos lembrar do trabalho e do legado que ela deixa para a nossa cidade".

Notícias relacionadas

[Ufba fica sem luz após roubo de cabos]
Cidade

Ufba fica sem luz após roubo de cabos

Por Kamille Martinho no dia 18 de Outubro de 2019 ⋅ 14:20 em Cidade

Assessoria da universidade afirma que novo material já está sendo providenciado