Cidade
468 anos de Salvador serão comemorados para além do dia do aniversário
Em uma cidade com 12 dias de Carnaval, ninguém imaginava que a festa de aniversário seria comemorada somente no dia 29. Os festejos dos 468 anos de Salvador tiveram início no sábado (25) e seguem até o domingo (2) [Leia mais...]
Foto: Tácio Moreira/Metropress-
Em uma cidade com 12 dias de Carnaval, ninguém imaginava que a festa de aniversário seria comemorada somente no dia 29. Os festejos dos 468 anos de Salvador tiveram início no sábado (25) e seguem até o domingo (2).
Filmes, exposições e shows fazem parte do Festival da Cidade, promovido pela Prefeitura para comemorar a data. Marcados pela diversidade de sons e ritmos, os palcos espalhados pela cidade vão receber nomes como Adão Negro, O Liberato, Pato Fu, Harmonia do Samba, Pablo, É o Tchan e a dupla Simone e Simaria.
“Essa cidade que respira arte e música tem uma agenda muito intensa nesses dias justamente para comemorar. Salvador está comemorando mais um ano de vida e eu diria que ela está ficando cada vez mais nova e mais nossa, porque as pessoas voltam a ter orgulho da nossa cidade”, afirmou o prefeito ACM Neto.
Metrópole saiu dos estúdios e destacou a cultura e o turismo da cidade
Na última quarta, a sua rádio preferida passeou pela cidade. O Metrópole Gourmet foi transmitido direto da Casa do Benin, abordando a gastronomia de matriz africana e a programação do local; o Metrópole Turismo aconteceu na Casa do Rio Vermelho, explorando sua importância para o setor; no Metrópole Serviço, Rita Batista entrevistou Fabrizzio Muller no Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador; e, no Jornal da Cidade II Edição, Faustão discutiu a cultura da cidade e o futuro do axé com Gerônimo, Ricardo Chaves e o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington.
Política será abordada na sexta e na segunda
A nossa programação especial continua mesmo depois do aniversário de Salvador: na sexta (31), Mário Kertész entrevista o vice-prefeito Bruno Reis (PMDB), articulador político do prefeito ACM Neto (DEM). Na segunda (1º), Mário conversa com o chefe da Casa Civil, Luiz Carreira — que, recentemente, conseguiu um financiamento no valor de US$ 52,5 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Cidade homenageia Eliana Kertész
Após a área que abriga as esculturas “Mulheres do Brasil”, popularmente conhecida como “Gordinhas de Ondina”, receber o nome de Praça Eliana Kertész, uma obra pensada para o aniversário da cidade também reverencia a artista plástica e ex-vereadora.
O auditório da nova sede do Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM) recebeu o nome da ex-vereadora e artista plástica. “A obra de Eliana transformou aquele espaço em Ondina em um local de visitação de turistas e baianos. Ela deu vida àquele lugar. Na política, ela deu uma grande contribuição para o desenvolvimento de Salvador e da Bahia e, nas artes, divulgou o nome de nossa cidade”, disse o prefeito ACM Neto.
Presidente da Saltur, Isaac Edington destacou a importância da homenagem e a mudança das comemorações. “Antigamento o aniversário da cidade era meramente um anúncio em jornal. Isso mudou. O aniversário da cidade não virou apenas uma coisa celebrativa, mas um momento de prestar contas a população”, declarou.
Artistas para todos os gostos e estilos
Durante o sábado e o domingo, o soteropolitano vai poder acompanhar as mais variadas atrações do 5ª Festival da Cidade: shows, apresentações de teatro, feiras ao ar livre e muito mais. Um dos shows mais esperados é o da dupla Simone e Simaria, realizado no domingo, na Praça da Revolução, em Periperi, às 20h30. Já no sábado, a banda Pato Fu se apresenta no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, às 21h.
Festeiro assumido, o prefeito ACM Neto prometeu acompanhar a festa de perto. “Devolvemos a cidade ao cidadão e isso não tem preço. As pessoas voltaram a falar bem de Salvador e isso não tem preço”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.