Cidade
Passageiro fica preso entre trem e plataforma ao tentar atravessar trilhos de metrô em Salvador

A agenda cultural desta quinta-feira (6) está com a programação cheia para todos os gostos e públicos.
Foto: Michelle Vivas / Reprodução / Facebook
A agenda cultural desta quinta-feira (6) está com a programação cheia para todos os gostos e públicos.
Veja:
“Luzes da Boemia” estreia em Salvador
A peça, escrita por Ramón del Valle-Inclán, inaugura o projeto “Teatro Épico na Bahia” e é fruto de residência artística de Santiago Roldós com a Universidade Livre do Teatro Vila Velha.
A obra narra as últimas horas de vida de Max Estrella, poeta cego e decadente, em uma peregrinação pelas ruas de uma Madri obscura e marginalizada, sempre acompanhado pelo personagem Dom Latino de Hispális, o que faz lembrar o clássico “Dom Quixote”.
“Noite Fora do Eixo” – Mapa Musical
Dia 06 de abril (quinta-feira), a partir das 20h, irá acontecer o evento; “Noite Fora do Eixo” com a banda mineira Djambê e Evandro Correa, músico, natural de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. O evento tem como objetivo consolidar o intercambio entre a capital mineira e a cidade baiana, além de apoiar artistas do estado como Correa, que é sucesso por onde passa. Neste evento, o baiano irá lançar o seu novo CD “ Canção Popular”, além de uma revista de cifras.
Esta é uma parceria consolidada com o chamado Mapa Musical da Bahia, onde apenas artistas inscritos neste projeto serão selecionados a participar das programações. Esta iniciativa tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura (Secult).
Espetáculo Transmetropolis
Transmetropolis narra a história de um casal, a escritora trans Shirley e o taxista Alberto, prestes a se mudar para uma casa nova. Eles passam sua última noite juntos na velha casa, antes da mudança, quando Alberto revela que irá fazer uma cirurgia de redesignação sexual, pois se reconhece como uma mulher transexual. A notícia inesperada abala o pressuposto de “masculino e feminino” idealizado por Shirley no seu relacionamento. Em meio a crise entre o casal surge Moisés, ex namorado de Alberto. Ao lidar com uma trágica experiência de homofobia, Moisés decide entrar para uma clínica de “recuperação de homossexuais” e se torna ex-gay e cristão. A partir dos três personagens o espetáculo mostra a construção e desconstrução das identidades de um mesmo indivíduo.
A peça surge em sua terceira temporada com uma nova proposta. Será a primeira de uma série de montagens do Projeto Sou Mais, da SouDessa Cia de Teatro, contemplado no Edital Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Multiverso Bahia
O segundo pavimento do Palacete das Artes recebe nesta terça, às 19h, a exposição coletiva “Multiverso Bahia”. A mostra, promovida pela Confraria Fotográfica, terá a participação de seus associados com 58 fotografias, com temas relacionados às manifestações culturais, festas religiosas e outros elementos, notadamente de Salvador e do Recôncavo Baiano.
Serão apresentados os trabalhos dos fotógrafos: Alfredo Gonzalez, Anderson Ivo, Candice Macedo, Cesare Simioni, Frank Farias, Gabriel Passos, Gabriela Daltro, Gilberto Lyrio, José Spínola, Leila Ramos, Lu Brito, Lúcia Cavalcanti, Luiz Simões, Luzinete Martinez, Nuno Nascimento, Ricardo Sena, Sonianepo, Tom Brito, Ulysses de Castro.
Retratos de Dorian Gray – Mostra coletiva de Ilustrações
A mostra coletiva de ilustrações Retratos de Dorian Gray celebra os 120 anos da liberdade do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde, preso entre 1895 e 1897 na prisão de Reading, Inglaterra. Através de releituras em aquarela, guache, nanquim e acrílica, os artistas transformam o clássico romance de Wilde em coloridas imagens. A mostra é resultado da disciplina de Teoria e Técnicas de Pintura ministradas pelo pintor e prof. Mike Sam Chagas na Escola de Belas Artes da UFBA.
A exposição conta com trabalhos de vinte e cinco alunos e três artistas convidados. Dentro desta perspectiva multidisciplinar a mostra integra o festival Oscar Wilde 120, que apresentará filmes baseados em peças do autor no charmoso e elegante cineclube do Teatro da Barra, na Rua Marquês de Caravelas nº 50, administrado pelo ator e diretor Roberto Assis.
Metrô e IPAC comemoram aniversário de Salvador
Até o dia 7 de abril a mostra itinerante ‘Salvador 468 anos: uma viagem no tempo’ ocupa estações do Metrô na capital baiana. São 41 fotografias e textos em 10 painéis com 20 faces que contam a história do crescimento urbano da primeira capital do Brasil, fundada em 29 de março de 1549.
As fotos da exposição pertencem ao acervo do Museu Tempostal do IPAC, com a coleção do sergipano Antônio Marcelino (1929–2006), radicado e falecido em Salvador.
Samba da Silva Brasileiro
Miguel Maya empresta sua voz marcante, interpretando canções que delineiam a trajetória do Samba. Com direção musical de Mauricio Lourenço, traz clássicos e contemporâneos, lágrimas e alegrias.
Odisseoa Baiana - Filipe Lorenzo
O artista é uma das grandes apostas da nova geração musical soteropolitana que, com uma voz singular e versatilidade no violão, traça novos rumos e sonoridades à Música Popular Brasileira contemporânea. Sua bagagem musical traz uma variedade imensa de influências e linguagens que imprime muita criatividade em sua produção. O estilo musical de Filipe reúne diversos elementos contemporâneos, dialogando com texturas inspiradas na música erudita, jazz, rock e música afro-baiana, além dos arranjos musicais de Paulo Mutti.
Exposição ‘Pássaros’ de Denissena
A mostra ‘Pássaros’ do artista visual Denissena será aberta nesta quinta-feira, 6, marcando sua primeira produção individual exposta no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). O artista apresenta 17 trabalhos que mesclam esculturas em ferro, arte digital, graffiti, vídeo e performance na Galeria 3 do MAM-BA, buscando expressar através das linguagens visuais a ideia da liberdade artística e questões de preservação ao meio ambiente numa temática poética.
200% Open Bar com André & Mauro
A dupla Andre & Mauro se apresenta no Pra Começar Music Bar, na Pituba. Por lá, os cantores comandam mais uma edição dessa temporada, do evento “200% Open Bar”, que tem serviço de open bar com vodka, cerveja, refrigerante, espumante, rum e água. Com um repertório recheado de sucessos do sertanejo atual e muitas canções autorais, André & Mauro também apresentam hits de outros ritmos,
#MPD – Música para Dançar
A cantora Aila Menezes retorna ao palco do Botequim São Jorge, no projeto “Música para Dançar” e promete embalar o público com o seu alto astral e convidados especiais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.