Cidade

Pedra de Xangô é tombada nesta quinta: \'Reforçando história e tradição\', diz FGM

Tida como monumento sagrado pelos religiosos de matriz africana, a Pedra de Xangô será tombada nesta quinta-feira (4), na Avenida Assis Valente, no bairro de Cajazeiras X, em Salvador. [Leia mais...]

[Pedra de Xangô é tombada nesta quinta: \'Reforçando história e tradição\', diz FGM]
Foto : Divulgação/Agecom

Por Gabriel Nascimento no dia 04 de Maio de 2017 ⋅ 09:07

Tida como monumento sagrado pelos religiosos de matriz africana, a Pedra de Xangô será tombada nesta quinta-feira (4), na Avenida Assis Valente, no bairro de Cajazeiras X, em Salvador.

O processo acontece depois das solicitações da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), da Associação Pássaros das Águas e da Câmara de Vereadores. A região de 17 hectares onde a pedra está já foi oficializada como a primeira Área de Proteção Ambiental (APA).

De acordo com o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, com o tombamento da pedra, 'Salvador reforça sua história e tradição'. 'Cajazeiras ganha um espaço para se estruturar e desenhar uma fisionomia própria. Parabéns a todos os envolvidos que se empenharam numa luta sem trégua. Agora é pensar no futuro e potencializar essa pedra como marco de luta e resistência', disse.

Além disso, estudos para a implantação do Parque em Rede Pedra de Xangô estão em andamento na Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis). A área terá regimento próprio, conselho gestor, ciclovia, anfiteatro e área para celebrações religiosas.

Notícias relacionadas