Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Advogado diz que nova taxa do lixo vai corrigir mudança "capenga" feita pela Prefeitura

Cidade

Advogado diz que nova taxa do lixo vai corrigir mudança "capenga" feita pela Prefeitura

Durante entrevista à Rádio Metrópole, no Jornal da Cidade 2ª Edição, o advogado Marcelo Nogueira Reis foi questionado sobre a nova taxa do lixo que integra o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal e versa sobre o reajuste do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU). [Leia mais...]

Advogado diz que nova taxa do lixo vai corrigir mudança "capenga" feita pela Prefeitura

Foto: Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 20 de setembro de 2017 às 20:03

Atualizado: no dia 21 de setembro de 2017 às 09:30

Durante entrevista à Rádio Metrópole, no Jornal da Cidade 2ª Edição, o advogado Marcelo Nogueira Reis foi questionado sobre a nova taxa do lixo que integra o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal e versa sobre o reajuste do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU). Segundo ele, a nova mudança vai corrigir uma mudança "capenga", feita pela Prefeitura de Salvador no ano passado. "Todos os resíduos sólidos estavam sendo recolhidos por um valor muito menor do que a taxa de lixo que a Prefeitura cobrava. A Prefeitura viu, na prática, que o valor da taxa de lixo para os outros ficou alto, ela perdeu a contribuição dos geradores e o que ela fez foi que, no final do ano passado, mudou a legislação para que todo mundo fizesse a coleta com ela mesma, ao invés de ser diretamente com as empresas", disse Reis.

Cobrada no carnê do IPTU e conhecida como “taxa do lixo”, a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares foi implementada pelo prefeito ACM Neto em 2015, por meio de lei municipal, que determinou que a empresa ou instituição considerada grande "geradora de resíduo" ficaria responsável pela coleta, transporte e destinação final do material, com utilização do serviço das empresas credenciadas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) para fazer o descarte.

No entanto, este descarte, por meio de empresas especializadas contratadas para tal, acabou sendo suspenso e revogado pelo Decreto 27.946, de 18 de novembro de 2016, publicado no Diário Oficial do Município no dia 21, do mesmo mês. Com a revogação, a coleta deve voltar ao modelo anterior, a cargo da prefeitura.

No projeto encaminhado pelo prefeito à Câmara para alterar o Código Tributário e de Rendas de Salvador, a gestão municipal estabelece como lei essa atribuição da Prefeitura para com o lixo da capital. "Um detalhe é que aqui nesse projeto de lei é que todos os dispositivos tributários se referem a grandes geradores e à possibilidade de esses grandes geradores pagarem suas taxas diretamente com as empresas. A Prefeitura está tirando para não deixar margem alguma para constatar essa mudança judicialmente", afirmou o advogado. "Agora ela está fazendo o arcabouço jurídico para acabar com a possibilidade das pessoas fazerem suas próprias coletas de lixo", finalizou.