Cidade

Menores de 15 anos devem atualizar caderneta de vacinação até esta sexta

Termina nesta sexta-feira (22), a Campanha Nacional de Multivacinação, que começou no último dia 13 de setembro. Entre as 17 vacinas oferecidas, a campanha busca atualizar a caderneta de vacinação e focar no combate contra duas doenças mais comuns entre as crianças e adolescentes. A contra HPV, para as meninas com idade entre 9 e 14 anos, e para os meninos entre 11 e 14 anos; e contra o meningococo C, para todos com idade entre 12 e 13 anos. [Leia mais...]

[Menores de 15 anos devem atualizar caderneta de vacinação até esta sexta]
Foto : Divulgação / Agência Brasil

Por Cristiele França no dia 22 de Setembro de 2017 ⋅ 09:25

Termina nesta sexta-feira (22), a Campanha Nacional de Multivacinação, que começou no último dia 13 de setembro. Entre as 17 vacinas oferecidas, a campanha busca atualizar a caderneta de vacinação e focar no combate contra duas doenças mais comuns entre as crianças e adolescentes. A contra HPV, para as meninas com idade entre 9 e 14 anos, e para os meninos entre 11 e 14 anos; e contra o meningococo C, para todos com idade entre 12 e 13 anos.

A vacina HPV para as meninas combate o câncer de colo do útero, uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres. Para os meninos, o principal é a prevenção de câncer de pênis e orofaringe. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), foram enviadas a todos os estados 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.

Ainda segundo a pasta, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes. Ao todo, 350 mil profissionais participam da campanha.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em todo o território baiano, até o momento, 151.530 crianças compareceram nas unidades de saúde. Destas, 39% receberam pelo menos a dose de alguma vacina. Quanto aos adolescentes, 60.572 compareceram e a cobertura vacinal deles foi de 55%.

Notícias relacionadas

[Salvador ganha Prêmio Nacional do Turismo]
Cidade

Salvador ganha Prêmio Nacional do Turismo

Por Marcela Vilar no dia 05 de Dezembro de 2019 ⋅ 10:40 em Cidade

Secretário municipal de Cultura e Turismo recebeu o prêmio ontem (4) pelo projeto Visit Salvador da Bahia