Terça-feira, 11 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Fiscalização do Iphan encontra 301 imóveis irregulares no Centro Histórico

Cidade

Fiscalização do Iphan encontra 301 imóveis irregulares no Centro Histórico

Equipes de fiscalização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), identificaram 301 imóveis com obras irregulares em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. [Leia mais...]

Fiscalização do Iphan encontra 301 imóveis irregulares no Centro Histórico

Foto: Reprodução/Bocão News

Por: Gabriel Nascimento no dia 25 de agosto de 2015 às 06:30

Equipes de fiscalização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), identificaram 301 imóveis com obras irregulares em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O bairro compõe um conjunto arquitetônico de 80 hectares, tombado pelo Iphan e considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A construção de novos andares nos casarões, instalação de fiação, antenas de TV, placas publicitárias nas fachadas, além da abertura ou substituição de portas e janelas, foram apenas algumas das falhas encontradas durante a fiscalização. De acordo com o Iphan, entre os meses de abril e agosto, 695 imóveis da localidade foram vistoriados. O relatório do órgão sobre a operação, com fotos a anotações técnicas, ultrapassa a marca de mil páginas.

O coordenador técnico e superintendente interino do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, informou que Santo Antônio concentra a maioria das denúncias de irregularidades, entre os locais que compõem a área protegida pelo órgão federal, por esse motivo a região foi escolhida como alvo da operação.