
Cidade
Fiscalização do Iphan encontra 301 imóveis irregulares no Centro Histórico
Equipes de fiscalização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), identificaram 301 imóveis com obras irregulares em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Bocão News
Equipes de fiscalização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), identificaram 301 imóveis com obras irregulares em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O bairro compõe um conjunto arquitetônico de 80 hectares, tombado pelo Iphan e considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A construção de novos andares nos casarões, instalação de fiação, antenas de TV, placas publicitárias nas fachadas, além da abertura ou substituição de portas e janelas, foram apenas algumas das falhas encontradas durante a fiscalização. De acordo com o Iphan, entre os meses de abril e agosto, 695 imóveis da localidade foram vistoriados. O relatório do órgão sobre a operação, com fotos a anotações técnicas, ultrapassa a marca de mil páginas.
O coordenador técnico e superintendente interino do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, informou que Santo Antônio concentra a maioria das denúncias de irregularidades, entre os locais que compõem a área protegida pelo órgão federal, por esse motivo a região foi escolhida como alvo da operação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.