Cidade

Polícia Federal nega cancelamento de concurso da Ufba

A Polícia Federal da Bahia confirmou, em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (27), que o concurso público para servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) mantém a data de realização das provas para este domingo (29), mesmo após a suspeita de um esquema de fraude. [Leia mais...]

[Polícia Federal nega cancelamento de concurso da Ufba]
Foto : Divulgação

Por Laura Lorenzo no dia 27 de Outubro de 2017 ⋅ 14:19

A Polícia Federal da Bahia confirmou, em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (27), que o concurso público para servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) mantém a data de realização das provas para este domingo (29), mesmo após a suspeita de um esquema de fraude. A PF instaurou um inquérito para investigar o caso.

A suspeita de que houve fraude no concurso surgiu depois que a Polícia Civil da Paraíba deflagrou uma nova fase da Operação Gabarito, que investiga uma rede especializada neste tipo de crime, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). A DDF descobriu o crime no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) por meio da interceptação de conversas no aplicativo WhatsApp envolvendo um dos líderes da organização, e outras conversas no dispositivo apontam que a quadrilha atuou também na prova da Ufba, em Salvador.

"Essa quadrilha inscrevia candidatos professores, que realizavam as provas rapidamente e passavam os gabaritos para que eles fossem divulgados para outros candidatos participantes do esquema a partir de ponto eletrônico", disse o superintendente da Polícia Federal, Daniel Justo Madruga.

Notícias relacionadas