Cidade

Obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã

As obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã (29), data em que a cidade celebra seus 469 anos. [Leia mais...]

[Obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã]
Foto : Divulgação/ Prefeitura de Salvador

Por Tayane Rodrigues no dia 28 de Março de 2018 ⋅ 14:20

As obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã (29), data em que a cidade celebra 469 anos. O início das intervenções será marcada por uma solenidade, às 9h, no canteiro central da Avenida Antonio Carlos Magalhães (ACM), na região próxima ao Parque da Cidade.

Na cerimônia, o prefeito ACM Neto (DEM) vai detalhar as primeiras alterações no trânsito e explicar como será o andamento dos trabalhos na primeira etapa.

O primeiro trecho, que terá 2,9 km de extensão, fará a ligação entre a região do Parque da Cidade e a estação de metrô da Rodoviária. Segundo a prefeitura, a criação de linhas exclusivas vai reduzir o tempo do soteropolitano no tráfego e melhorar a mobilidade em regiões críticas. A obra possui investimento superior a R$ 212,7 milhões (R$ 212.781.070,50), por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

O sistema será integrado ao metrô e terá capacidade de transportar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos serão ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros. A velocidade será de 25 a 40 km/h.

Mais três viadutos serão construídos, um deles na área do Lucaia, outro em direção ao Parque da Cidade e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação dos terminais. Com a implantação, serão gerados cerca de 700 empregos diretos.

Notícias relacionadas