Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã

Cidade

Obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã

As obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã (29), data em que a cidade celebra seus 469 anos. [Leia mais...]

Obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Salvador

Por: Tayane Rodrigues no dia 28 de março de 2018 às 14:20

As obras de implantação do BRT de Salvador começam amanhã (29), data em que a cidade celebra 469 anos. O início das intervenções será marcada por uma solenidade, às 9h, no canteiro central da Avenida Antonio Carlos Magalhães (ACM), na região próxima ao Parque da Cidade.

Na cerimônia, o prefeito ACM Neto (DEM) vai detalhar as primeiras alterações no trânsito e explicar como será o andamento dos trabalhos na primeira etapa.

O primeiro trecho, que terá 2,9 km de extensão, fará a ligação entre a região do Parque da Cidade e a estação de metrô da Rodoviária. Segundo a prefeitura, a criação de linhas exclusivas vai reduzir o tempo do soteropolitano no tráfego e melhorar a mobilidade em regiões críticas. A obra possui investimento superior a R$ 212,7 milhões (R$ 212.781.070,50), por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

O sistema será integrado ao metrô e terá capacidade de transportar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos serão ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros. A velocidade será de 25 a 40 km/h.

Mais três viadutos serão construídos, um deles na área do Lucaia, outro em direção ao Parque da Cidade e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação dos terminais. Com a implantação, serão gerados cerca de 700 empregos diretos.