
Cidade
Agora é lei; está proibido uso de "pau de selfie" em eventos da capital baiana
Após polêmica no começo deste ano, virou lei a proibição do uso de "pau de selfie" em eventos públicos e privados de grande apelo popular, além de estádios de futebol, em Salvador. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (18). A medida passa a valer dentro de 90 dias. [Leia mais...]

Foto: Reprodução / G1
Após polêmica no começo deste ano, virou lei a proibição do uso de "pau de selfie" em eventos públicos e privados de grande apelo popular, além de estádios de futebol, em Salvador. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (18). A medida passa a valer dentro de 90 dias. Isso porque este é o prazo para a regulamentação da lei e definição das penalidades para quem portar o objeto nesses espaços. Com isso, a Prefeitura informou, através de nota, que só poderá se pronunciar sobre a referida lei após a regulamentação.
O equipamento, que tem estrutura de um bastão para segurar o celular e permite ângulo abertos para fotos, virou febre em todo o mundo. Em janeiro deste ano foi proibido nos estádios do Pará, Ceará e em festas de São Paulo. Após essa decisão, o vereador Alfredo Mangueira (PMDB) criou um projeto de lei para que proibisse o uso do bastão também nas festas realizadas em Salvador, principalmente no Carnaval. Na época, depois do assunto ser bastante debatido, a Polícia Militar informou que não existia nenhuma norma que imdisse os foliões de levarem o equipamento para as avenidas.
O risco que o famoso "pau de selfie" pode oferecer nas mãos de pessoas mal intencionadas seria o principal motivo para a proibição. De acordo com a lei, o uso do bastão é permitido apenas em áreas privadas e em ambientes fechados da capital baiana. Já a viagem com o acessório foi liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) somente em janeiro deste ano. Segundo resolução da agência, é permitido que o "pau de selfie" esteja na bagagem de mão, com tanto que esteja dentro das especificações permitidas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.