Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

MPF recomenda que segunda pista do Aeroporto de Salvador não seja construída

Cidade

MPF recomenda que segunda pista do Aeroporto de Salvador não seja construída

Dados divulgados pelo MPF, apontam impactos ambientais causados pela ampliação do aeroporto, que comprometeram entre 70% a 80% de duas unidades de conservação da natureza

MPF recomenda que segunda pista do Aeroporto de Salvador não seja construída

Foto: Divulgação/Infraero

Por: Matheus Simoni no dia 08 de maio de 2018 às 16:27

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) emitiu uma recomendação ao diretor geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos contra a construção de uma segunda pista de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional de Salvador. O documento, enviado ao órgão no final de abril, orienta a não concessão, por parte do Inema, de qualquer tipo de licença ambiental para o início das obras.

Além disso, a abertura de todo processo administrativo referente ao assunto devem ser comunicadas ao MPF, tendo em vista que as obras afetariam gravemente a área de preservação das lagoas e dunas do Abaeté. De acordo com o contrato realizado entre a Anac (Agência Nacional de Aviação) e a concessionária que administra o aeroporto, a Vinci Airports, a empresa deverá construir a nova pista paralela à existente para operação independente, quando o aeroporto atingir 130 mil movimentos anuais ou até 31 de dezembro de 2021.

Dados divulgados pelo MPF, apontam impactos ambientais causados pela ampliação do terminal, que comprometeram entre 70% a 80% de duas unidades de conservação da natureza – uma estadual, a Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté (APA das Lagoas e Dunas do Abaeté), e outra municipal, o Parque Metropolitano e Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté (Parque das Dunas) –, em função de que a área dificilmente conseguiria se manter em equilíbrio ecológico após a obra. As unidades abrigam um dos últimos remanescentes de dunas e restinga em área urbana do Brasil.