Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Cidade

Ministério da Saúde autoriza Hupes a realizar 'processo transexualizador' pelo SUS

Unidade é a primeira do estado da Bahia a realizar o processo

Ministério da Saúde autoriza Hupes a realizar 'processo transexualizador' pelo SUS

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 07 de julho de 2018 às 07:31

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), ligado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, foi habilitado a realizar o chamado "processo transexualizador" por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria, assinada pelo ministro da saúde, Gilberto Occhi, foi publicada ontem (6) no Diário Oficial da União (DOU).

A habilitação estava sendo analisada pelo Ministério da Saúde desde 2016. A unidade passa a ser a primeira do estado a realizar o procedimento e receberá repasses mensais para manutenção.

Com a autorização do órgão, o hospital passa a oferecer, no Ambulatório Transexualizador, de atendimento psicoterapêutico até a hormonioterapia, que deve ser realizada por toda a vida do paciente.

A unidade de saúde informou que por enquanto ainda faltam alguns ajustes para a inauguração do Ambulatório e o início do atendimento. Por causa disso, a data de abertura do espaço ainda não foi definida.

O hospital também pediu habilitação para realizar cirurgias de mudança de sexo, mas essa liberação ainda não foi feita pelo Ministério -- na decisão publicada ontem, o órgão só concede a habilitação ambulatorial.