Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Litoral Norte sofre com apagão e falta de água; empresários temem alta temporada

Cidade

Litoral Norte sofre com apagão e falta de água; empresários temem alta temporada

Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Turisforte) acredita que situações como o apagão do último feriado destroem todo o trabalho de divulgação da área

Litoral Norte sofre com apagão e falta de água; empresários temem alta temporada

Foto: Rita Barreto/Setur

Por: Bárbara Silveira no dia 13 de setembro de 2018 às 08:27

O médico Armando Souza, de 39 anos, trouxe a família de Vitória da Conquista para passar o feriadão de Sete de Setembro na Praia do Forte, um dos destinos mais procurados no Litoral Norte. Tudo ocorreu dentro do planejado até o primeiro dia de viagem. O problema começou na noite de sábado (8), quando a vila ficou totalmente às escuras após um apagão.

“Estávamos jantando quando a luz simplesmente acabou. Teve um princípio de confusão no restaurante,  alguns clientes queriam ir embora e, sem energia, os comerciantes não conseguiam fechar a conta. Foi uma situação chata”, lembrou o médico, que se diz frustrado com o local. “É um espaço que não é barato veranear. Você vem achando que vai contar com uma infraestrutura, mas não é isso que acontece. Eu esperava mais”, lamentou. 

A frustração de Armando é a mesma sentida pelos empresários de regiões como Praia do Forte, Guarajuba e Imbassaí, que sofrem com quedas no fornecimento de serviços básicos, como energia e água.

Medo da alta temporada: “Publicidade negativa”
Presidente da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Turisforte), Vitor Hugo Knack acredita que situações como o apagão do último feriado destroem todo o trabalho de divulgação da área. “É uma publicidade negativa. As pessoas ficam se perguntando se está havendo uma falta de manutenção. Nos dá uma apreensão para os próximos feriados. Imagine na alta temporada?”. Knack ressaltou ainda que a situação é agravada com o aumento de empreendimentos na região. “Vamos questionar a Coelba sobre os investimentos”, adiantou. 

Seguindo na contramão 
Na opinião do vice-presidente do Conselho Baiano de Turismo, Luiz Augusto Costa, não adianta o Governo do Estado, através da Secretaria de  Turismo, gastar com a ampla divulgação do Litoral Norte, visando aumentar o turismo da região, se serviços básicos de infraestrutura deixam a desejar. “É um fato preocupante. Deveríamos ter uma melhor gestão de energia para que esses problemas tenham uma manutenção preventiva. Acarreta um prejuízo e um dano irreparável para o turismo da Bahia. Isso é péssimo”, analisou.

Secretário diz que existe prevenção 
 A divulgação da chamada Costa dos Coqueiros foi discutida durante o Fórum Estadual do Turismo, realizado em agosto do ano passado. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) discutiu ações para ampliar o fluxo de visitantes na região e mostrar a “potencialidade” da área. Questionado se as ações não são barradas pela falta de infraestrutura, o secretário de Turismo José Alves discorda. “Não foi uma coisa que, digamos assim, vai acontecer com uma frequência [em relação ao apagão]. Infelizmente aconteceu durante o feriado. O que nós temos feito, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, que me ajuda nisso, é um trabalho de prevenção. Uma preparação para o período de verão, como um todo. A gente vai começar a observar isso e trabalhar em parceria para que esses problemas não ocorram mais”, prometeu Alves. 

Até 8 horas sem água e luz
Além de Praia do Forte, Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí e Monte Gordo também foram afetados pelo apagão do último feriado e ficaram sem energia por até oito horas sem luz e água. 

Ao Jornal da Metrópole, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) afirmou que o “problema pontual” foi causado por uma falha na linha de transmissão. “Na Praia do Forte, Itacimirim e Imbassaí a energia foi restabelecida em 3 minutos, com nova interrupção por volta das 22h. A normalização do serviço ocorreu por volta de 3h30 de domingo. Em Guarajuba, Monte Gordo e parte de Barra do Jacuípe o serviço começou a ser restabelecido às 3h30 e foi totalmente normalizado às 6h24 do domingo”, disse. 

Já a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) culpou a Coelba pela falha. “Com o retorno da energia, a Embasa também iniciou a retomada gradativa do abastecimento de água nas localidades”, disse em nota.