Cidade

Após obra da prefeitura, 'gorda' de Eliana Kertész tomba

No início do ano, as obras foram retiradas do local pela prefeitura de Salvador por conta de obras de macrodrenagem na área

[Após obra da prefeitura, 'gorda' de Eliana Kertész tomba]
Foto : Tácio Moreira / Divulgação

Por Alexandre Galvão no dia 10 de Maio de 2019 ⋅ 08:40

Obra da artista plástica e ex-vereadora de Salvador Eliana Kertész, uma das esculturas conhecida popularmente como “gordinhas de Ondina”, caiu em Salvador. As esculturas, oficialmente chamadas de Mulheres do Brasil, ficam na praça que leva o nome da artista plástica. 

No início do ano, as obras foram retiradas do local pela prefeitura de Salvador por conta de obras de macrodrenagem na área. 

Segundo informações apuras pelo Metro1, a Gordinha que caiu foi a do meio, que está voltada para o continente europeu. De acordo com a prefeitura de Salvador, equipes da Fundação Gregório de Mattos, da área de patrimônio, já estão se deslocando ao local para adotar as providências cabíveis.

 Não há informações se a queda aconteceu por conta das fortes chuvas e ventos que atingiram a capital baiana na última noite ou se foi provocada por ação humana. A obra está em Ondina desde 2004. O conjunto escultórico é composto por três mulheres gordas nuas, em bronze, medindo 3 metros de altura, pesando aproximadamente uma tonelada cada escultura e representando três etnias distintas, segundo Eduardo Fróes, em trabalho publicado na Universidade Federal da Bahia.

"É um desafio, mas sempre foi um grande desejo meu. Enquanto eu fazia as pequenas, eu sempre pensava nas grandes. Nunca me bastava. Eu queria fazer grande. Fiz uma grande para São Paulo, fiz uma para o Pelourinho, Maria do Pelô e fiz essas que o prefeito Imbassahy me pediu, na época, para fazer um projeto (...). A minha felicidade era tamanha e o desafio era enorme", declarou Eliana em 2014.

 

Notícias relacionadas