Domingo, 17 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Coelba desativa 'gatos' de energia em unidades da rede de hotéis 'Sol Express'

Cidade

Coelba desativa 'gatos' de energia em unidades da rede de hotéis 'Sol Express'

Volume de energia recuperado pela concessionária seria suficiente para abastecer o município de Dias D’Avila durante um mês

Coelba desativa 'gatos' de energia em unidades da rede de hotéis 'Sol Express'

Foto: Reprodução/ Google Street View

Por: Juliana Almirante/ Alexandre Galvão no dia 09 de agosto de 2019 às 09:00

Ação conjunta da Polícia Civil, através do Departamento de Perícia Técnica (DPT) e a Coelba, identificou e desativou ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gato”, em três unidades de da rede de hotéis "Sol Express" em Salvador, na tarde de ontem (8).

O diretor da rede, Silvio Pessoa, prometeu se pronunciar sobre o caso. "Vamos fazer um comunicado para a imprensa. Na realidade, não são os hotéis, foram dois. Queriam saber o consumo mais alto e mais baixo. Só esquecem que temos períodos de alta e baixa estação", disse ao Metro1.

A operação contou com 15 policiais e 25 técnicos da Coelba, em ação simultânea nos bairros de Patamares, Stella Maris, Armação e Corredor da Vitória.

De acordo com a Coelba, o volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer o município de Dias D’Avila durante um mês.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. A pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. De janeiro até agora, 25 pessoas já foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.

Além de crime, a prática representa risco a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina ainda provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. 

A Coelba tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou no site da empresa.