Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Bolsonaro cria cadastro com informações biométricas que interliga dados de brasileiros

Cidade

Bolsonaro cria cadastro com informações biométricas que interliga dados de brasileiros

Diferentes órgãos públicos poderão compartilhar as informações

Bolsonaro cria cadastro com informações biométricas que interliga dados de brasileiros

Foto: Arquivo/ Prefeitura de Guarulhos

Por: Juliana Almirante no dia 11 de outubro de 2019 às 07:40

Por meio de decreto, o presidente Jair Bolsonaro instituiu ontem (10) o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados, para integrar, em uma mesma plataforma, dados pessoais de todos os brasileiros. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.

O cadastro base será capaz de se comunicar de forma transparente com outros sistemas e os diferentes órgãos públicos poderão compartilhar as informações.

Inicialmente, a base será composta de dados biográficos como o CPF, nome, data de nascimento, sexo, filiação, endereço, vínculos empregatícios entre outros, além de dados biométricos, características biológicas e comportamentais que podem ser coletadas para reconhecimento automatizado, a exemplo de palma da mão, digitais dos dedos, retina ou íris dos olhos, formato da face, voz e maneira de andar. 

Alguns dos objetivos do decreto são simplificar a oferta de serviços públicos, orientar e otimizar a formulação, a implementação, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas, possibilitar a análise das condições de acesso e manutenção de benefícios sociais e fiscais.

As regras não se aplicam ao compartilhamento de dados com conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas e com o setor privado. As informações protegidas por sigilo fiscal que estejam sob gestão da Receita Federal também não poderão ser compartilhadas.