Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Cidade

Fragmentos de mancha de óleo são localizados nas praias do Flamengo e Jardim dos Namorados

Equipe da Limpurb faz monitoramento em praias da capital baiana

Fragmentos de mancha de óleo são localizados nas praias do Flamengo e Jardim dos Namorados

Foto: Secom/ Prefeitura de Salvador

Por: Juliana Almirante no dia 11 de outubro de 2019 às 10:20

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que, na noite de ontem (10), agentes de limpeza encontraram pequenos fragmentos do que pode ser a mancha de óleo que tem atingido diversas praias do Nordeste desde o fim de agosto na Praia do Flamengo.

Na manhã de hoje (11), o mesmo material foi encontrado na praia do Jardim dos Namorados, na Pituba.

Uma equipe da autarquia municipal, composta por 75 agentes de operações especiais, além de dois agentes de coleta, em regime de plantão 24h, fazem o monitoramento de todas as praias de Salvador. Três caminhões e um veículo com guindaste estão à disposição para auxiliar na operação.

 Para a retirada do material das praias, as equipes seguem protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O resíduo é coletado por meio de um equipamento chamado "ancinho", uma espécie de vassoura metálica. Depois o óleo é colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo. O material então é encaminhado para uma unidade de análise e tratamento do material, de responsabilidade do Ibama.