Cidade

Arquidiocese de Salvador diz que casamentos fora da igreja não têm validade

Em nota, assinada por Dom Murilo Krieger, o órgão religioso aponta que celebrações matrimoniais, que embora usem adereços, vestes, ritos ou símbolos católicos, não têm validade para a Igreja Católica

[Arquidiocese de Salvador diz que casamentos fora da igreja não têm validade]
Foto : Paula Fróes/GOVBA

Por Matheus Simoni no dia 19 de Novembro de 2019 ⋅ 07:20

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia divulgou uma nota se posicionando contra a validade de casamentos ocorridos fora do ambiente da igreja. Em nota publicada na segunda-feira (18) e assinada pelo arcebispo da capital baiana, Dom Murilo Krieger, celebrações matrimoniais, que embora usem adereços, vestes, ritos ou símbolos católicos, não têm validade para a Igreja Católica.

A nota cita um artigo do Direito Litúrgico-Sacramental da arquidiocese que aponta que "a celebração do sacramento do Matrimônio seja realizada somente na Igreja (matriz ou capela), não sendo permitida em salões de clubes, restaurantes, fazendas, residências particulares, capelas particulares, sítios, hotéis ou instituições congêneres".

"Essa norma tem como finalidade preservar o caráter sagrado da celebração. Em termos práticos, significa, pois, que não é permitido a nenhum sacerdote católico celebrar casamentos fora das igrejas", afirma Dom Murilo. A arquidiocese acrescenta que as celebrações que ocorrem fora da igreja "não são presididas por sacerdotes católicos, apostólicos, romanos".  

Notícias relacionadas