Cidade

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia reúne milhares de fiéis na Cidade Baixa

Com o tema “470 anos de fé e devoção à Imaculada Conceição”, festa teve alvorada de fogos, missas e procissão com imagens da santa

[Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia reúne milhares de fiéis na Cidade Baixa]
Foto : Ascom/Setur

Por Marcela Vilar no dia 08 de Dezembro de 2019 ⋅ 17:30

Uma multidão fiéis foram às ruas da Cidade Baixa, no Comércio, para celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, santa católica considerada Padroeira da Bahia, sincretizada como Iansã nas religiões de matrizes africanas.

Com o tema “470 anos de fé e devoção à Imaculada Conceição”, a programação da festa começou às 5h, com alvorada de fogos, seguida por missas celebradas na basílica da santa. Após a missa solene feita pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, foi dado início à procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição. Neste ano, a santa estava de manto novo, produzido pelo designer Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro, com tons mais claros, brilho e detalhes em dourado.

Tombada em 1938 pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída em 1549 por ordem do primeiro governador-geral do Brasil Thomé de Souza.

Notícias relacionadas