Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Reforma ampliou capacidade do aeroporto de Salvador para 15 milhões de passageiros por ano

Cidade

Reforma ampliou capacidade do aeroporto de Salvador para 15 milhões de passageiros por ano

Obras duraram 18 meses e o investimento total foi de R$ 700 milhões, segundo a concessionária

Reforma ampliou capacidade do aeroporto de Salvador para 15 milhões de passageiros por ano

Foto: Will Recarey

Por: Juliana Rodrigues no dia 11 de dezembro de 2019 às 16:02

A primeira fase das obras de ampliação e requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador é entregue hoje (11) pela Vinci Airports, concessionária que administra o terminal. A cerimônia tem a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que representa o governo federal após a desistência do presidente Jair Bolsonaro.

O evento também tem a presença do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho; do governador da Bahia, Rui Costa; do prefeito de Salvador, ACM Neto; e do CEO da Vinci Concessions e presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert.

Segundo a Vinci, as obras, que incluem a ampliação do terminal de passageiros e a construção de um novo píer com seis pontes de embarque, aumentaram a capacidade do aeroporto de 10 para 15 milhões de passageiros por ano. O terminal também teve as pistas requalificadas e o pátio de aeronaves ampliado. Os passageiros também passam a contar com um novo sistema de transporte de bagagens, área de lojas ampliada e Wi-Fi de alta velocidade, totalmente gratuito.

As intervenções também incluem iniciativas ambientais, como a construção de uma estação de tratamento para permitir o reuso de 100% da água no próprio aeroporto, além de uma Central de Resíduos e uma planta de energia solar. As obras duraram 18 meses e o investimento total foi de R$ 700 milhões.

Ainda segundo a Vinci, a próxima fase de obras deverá ser finalizada em outubro de 2021, com melhorias como o retrofit da praça de alimentação e a instalação de mais balcões de check-in e pontes de embarque.