Cidade

Pais e alunos relatam descaso para transferir matrícula do Odorico Tavares

Com a notícia do fechamento do colégio estadual, diversos pais e alunos iniciaram a busca por novas vagas na rede estadual de ensino e a mudança da matrícula da instituição

[Pais e alunos relatam descaso para transferir matrícula do Odorico Tavares]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Matheus Simoni e Juliana Almirante no dia 20 de Janeiro de 2020 ⋅ 12:03

Com a notícia do fechamento do colégio estadual Odorico Tavares, diversos pais e alunos iniciaram a busca por novas vagas na rede estadual de ensino e a mudança da matrícula da instituição. No entanto, segundo relatos de ouvintes da Metrópole, há confusão no remanejamento das vagas. "É uma escola histórica. É uma baixa para o nosso estado, um absurdo o fechamento desse colégio. Não tem funcionário, um monte de aluno querendo a documentação, procurando alguém para entregar os documentos e ninguém quer entregar", relatou a ouvinte da Metrópole identificada como Debora, na manhã de hoje (20).

Segundo a reclamação, pais e responsáveis foram até a unidade, mas não foram atendidos por não haver funcionários em expediente. Em contato com a reportagem, a Secretaria Estadual de Educação, declarou que o setor administrativo da escola funciona normalmente, em "horário comercial".

"A pasta orienta que, para fazer a matrícula, é possível fazer o pedido pela internet ou pelo aplicativo do SAC Digital. Os estudantes têm ainda a opção de comparecer a unidade onde deseja garantir a vaga para solicitar as matrículas. A secretaria ainda informa que o aluno tem o prazo de 30 dias para entregar os documentos", disse a secretaria.

A SEC ainda afirmou que a rede estadual "tem estrutura para atender a todos os estudantes que realizarem a matrícula para o ano letivo de 2020". Ao todo, o 176 estudantes que frequentaram o Colégio Estadual Odorico Tavares, em 2019, poderão optar por unidades próximas da região, como o Colégio Estadual Manoel Novais (Canela), que fica a cerca de 1 km do Odorico; o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré); e o Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré). A pasta ressaltou que as unidades possuem estrutura para recepcionar os novos alunos.

Notícias relacionadas

[Carnaval nos bairros começa hoje; veja programação]
CidadeCarnaval 2020

Carnaval nos bairros começa hoje; veja programação

Por Juliana Rodrigues no dia 22 de Fevereiro de 2020 ⋅ 12:59 em Cidade

Oito localidades vão receber uma extensa programação de shows, com nomes como Psirico, Attooxxa, Márcia Freire e Larissa Luz