Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Pais e alunos relatam descaso para transferir matrícula do Odorico Tavares

Cidade

Pais e alunos relatam descaso para transferir matrícula do Odorico Tavares

Com a notícia do fechamento do colégio estadual, diversos pais e alunos iniciaram a busca por novas vagas na rede estadual de ensino e a mudança da matrícula da instituição

Pais e alunos relatam descaso para transferir matrícula do Odorico Tavares

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Matheus Simoni e Juliana Almirante no dia 20 de janeiro de 2020 às 12:03

Com a notícia do fechamento do colégio estadual Odorico Tavares, diversos pais e alunos iniciaram a busca por novas vagas na rede estadual de ensino e a mudança da matrícula da instituição. No entanto, segundo relatos de ouvintes da Metrópole, há confusão no remanejamento das vagas. "É uma escola histórica. É uma baixa para o nosso estado, um absurdo o fechamento desse colégio. Não tem funcionário, um monte de aluno querendo a documentação, procurando alguém para entregar os documentos e ninguém quer entregar", relatou a ouvinte da Metrópole identificada como Debora, na manhã de hoje (20).

Segundo a reclamação, pais e responsáveis foram até a unidade, mas não foram atendidos por não haver funcionários em expediente. Em contato com a reportagem, a Secretaria Estadual de Educação, declarou que o setor administrativo da escola funciona normalmente, em "horário comercial".

"A pasta orienta que, para fazer a matrícula, é possível fazer o pedido pela internet ou pelo aplicativo do SAC Digital. Os estudantes têm ainda a opção de comparecer a unidade onde deseja garantir a vaga para solicitar as matrículas. A secretaria ainda informa que o aluno tem o prazo de 30 dias para entregar os documentos", disse a secretaria.

A SEC ainda afirmou que a rede estadual "tem estrutura para atender a todos os estudantes que realizarem a matrícula para o ano letivo de 2020". Ao todo, o 176 estudantes que frequentaram o Colégio Estadual Odorico Tavares, em 2019, poderão optar por unidades próximas da região, como o Colégio Estadual Manoel Novais (Canela), que fica a cerca de 1 km do Odorico; o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré); e o Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré). A pasta ressaltou que as unidades possuem estrutura para recepcionar os novos alunos.