Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Vereador entra na Justiça contra restrição de marcas no Carnaval de Salvador

Cidade

Vereador entra na Justiça contra restrição de marcas no Carnaval de Salvador

No pedido, Marcos Mendes (PSOL) argumenta que a Prefeitura jamais especificou de maneira clara que os gastos públicos tenham sido reduzidos com a medida

Vereador entra na Justiça contra restrição de marcas no Carnaval de Salvador

Foto: Reginaldo Ipê / CMS

Por: Juliana Rodrigues no dia 29 de janeiro de 2020 às 15:00

O vereador Marcos Mendes (PSOL) entrou com um novo pedido liminar para que Salvador deixe de restringir a venda de outras marcas de cerveja que não sejam fabricadas pela empresa Ambev durante o carnaval, garantindo aos vendedores credenciados o direito de comercializar qualquer marca.

O parlamentar ainda solicita que o município deixe de promover a apreensão e recolhimento de bebidas de outras marcas que não sejam produzidas pela empresa Ambev, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

"Pequenos comerciantes, microempresários e até grandes empresários que tem a sua propriedade privada invadida pelo ente estatal, somente por estarem no perímetro das festas e por comercializarem em seus espaços privados, bebidas diversas do contrato celebrado entre o município e os patrocinadores", argumenta. O vereador também aponta que a Prefeitura jamais especificou de maneira clara e coesa que os gastos do Estado tenham efetivamente reduzido após a introdução da exclusividade na venda dos produtos, ou que o evento não poderia ser financiado somente com o valor arrecadado com a exposição de marcas patrocinadoras, sem que se recorresse à exclusividade de comercialização.

O processo corre na 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, sob a competência do juiz de Direito Glauco Dainese de Campos.

Não é a primeira vez que Mendes tenta derrubar a restrição. Em 2019, o vereador ajuizou uma ação com o mesmo objetivo.