Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'Está estagnado, nós não demos passo nenhum', diz Edvaldo Brito sobre racismo no Brasil

Cidade

'Está estagnado, nós não demos passo nenhum', diz Edvaldo Brito sobre racismo no Brasil

Jurista comentou ainda sobre a campanha “Eu Quero Ela”, que defende o protagonismo de uma candidatura negra para o Palácio Thomé de Souza

'Está estagnado, nós não demos passo nenhum', diz Edvaldo Brito sobre racismo no Brasil

Foto: Tássio Moreira/ MetroPress

Por: Luciana Freire/ James Martins no dia 22 de fevereiro de 2020 às 21:07

O professor, jurista e vereador de Salvador, Edvaldo Brito (PSD), disse em entrevista à Rádio Metrópole hoje (22) na cobertura da saída do Ilê, que a questão do racismo no Brasil está estagnada.

“Está estagnado, nós não demos passo nenhum. A questão que eu perguntei faz poucos dias em um artigo que eu escrevi foi, porque que todos os negros tem que passar pelo que passou Edvaldo Brito e comer na cozinha dos outros, de ser filho de uma lavadeira, de pedreiro e ter que andar 12 km por dia para estudar?", questionou Edivaldo.

"Qual é a vantagem de a gente bater palma por uma situação como essa? Nós temos que abrir espaço para impedir que isso continue, [a questão do racismo no Brasil] está estagnado sim. O que existe é segregação, racismo e preconceito [...] O que há no Brasil exatamente isso, você negro é vitorioso apesar de ser negro", afirmou Edivaldo.

Questionado sobre a campanha “Eu Quero Ela”, proposta que tem o apoio do fundador e presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos Santos, o Vovô e que defende o protagonismo de uma candidatura negra para o Palácio Thomé de Souza, Edivaldo Brito disse que é necessário preparar o caminho.

"Vejo com bons olhos, eu acho importante se não puder uma capacitação de vitória, pelo menos um grito de alerta, e que este contingente racial precisa ser respeitado.Eu acho que os partidos tem que abrir espaço para o negro, ninguém consegue escutar se não tiver filiado a partido, se não tiver militância partidária, se não tiver uma apoio formal do ponto de vista das regras que são estabelecidas, e [apoio] material, porque eleição não se faz de graça”, disse Edivaldo.

"Acho que em vez de sair logo para a busca por espaço, se deve preparar o caminho para chegar até o final. Eu ouvi isso uma vez e vou repetir, todas as pessoas pensam sempre na chegada, mas não pensam no primeiro passo. Tem que pensar no primeiro passo senão não chega", concluiu.