Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Professores marcam protesto após corte nos salários

Cidade

Professores marcam protesto após corte nos salários

Rui Oliveira lembra que outras categorias de servidores também pararam, mas não teriam sido punidos

Professores marcam protesto após corte nos salários

Foto: Getúlio Lefundes/ APLB Sindicato

Por: Juliana Almirante no dia 27 de fevereiro de 2020 às 12:00

Os professores da rede estadual marcaram um protesto para amanhã (28) em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativa da Bahia (CAB). O ato é uma reação ao corte de salários dos professores estaduais que pararam por dois dias, nos últimos dias 18 e 19 de fevereiro.

O coordenador da APLB, Rui Oliveira, disse ao Metro1 que a manifestação foi marcada depois de reunião da diretoria do sindicato, após o desconto salarial que atingiu 30 mil professores. Ele lembra que outras categorias de servidores também pararam, mas não teriam sido punidos, a exemplo dos policiais civis, que cruzaram os braços por 24h no dia 7. 

"Tivemos uma ação truculenta, porque várias categorias pararam, como os policiais. A revolta é muito grande", criticou. 

Os professores pararam por 48h na semana passada em defesa de uma pauta que contempla reajuste linear de 12%, tabela, piso salarial, reforma do Ensino Médio, Bolsa Auxílio, entre outros. A próxima assembleia prevista será no dia 4 de março, no Ginásio dos Bancários, com indicativo de greve geral, caso o governo estadual não envie nenhuma proposta para a categoria neste período.